Skip to main content

Walmart entregará compras diretamente para sua geladeira

Nos EUA o Walmart está com um novo serviço de entrega, similar ao Amazon Key, que é feito direto dentro de sua casa, o In Home Delivery. No entanto, o novo serviço do Walmart estará entregando suas compras diretamente na sua geladeira.

Um serviço similar já foi testado pelo Walmart em 2017 com clientes selecionados no Vale do Silício, na Califórnia, em parceria com o August, especialista em casa inteligente, e Delivery Deliv (vídeo abaixo). Um novo piloto, já com a nova versão, foi feito em Nova Jersey por cinco meses e está pronto para ser expandindo. As cidades que terão este novo serviço são: Kansas City em Missouri, Pittsburgh na Pensilvânia e Vero Beach na Flórida.

In Home Delivery

O In Home Delivery, nome dado a este novo serviço de entrega do Walmart, foi idealizado para ajudar os clientes a economizar tempo e oferecer mais conveniência nas compras de supermercado. Com esse novo serviço, o cliente da rede de supermercados pode escolher entre comprar nas lojas, fazer pedidos on-line para retirar gratuitamente na loja, escolher ter suas compras entregues em casa (na frente de casa), ou ainda entregues na geladeira da sua cozinha ou na sua garagem.

Mas como funciona essa entrega dentro de casa? Os clientes fazem uma compra no e-commerce do supermercado, selecionam In Home Delivery e escolhem um dia para a entrega. No momento da entrega, os funcionários do Walmart entrarão na casa através de uma fechadura inteligente instalada na porta principal e/ou na garagem. A porta é aberta através de um aplicativo que automaticamente avisa o dono da casa sobre a entrada. O funcionário usa um colete com uma câmera acoplada que possibilita ao cliente assistir remotamente toda a entrega realizada em sua casa.

Funcionário do Walmart entregando os produtos dentro da casa do cliente –
In Home Delivery. Fonte: https://news.walmart.com

O Walmart cobra taxa pela entrega de pedidos em casa, mas não revelou de quanto será o valor a pagar. A fechadura inteligente deverá ser adquirida pelo comprador, no entanto não precisará comprar câmera, visto que a mesma vai estar junto ao entregador.

Câmera acoplada na roupa do funcionário do Walmart que faz a entrega dos produtos dentro da casa do cliente – In Home Delivery. Fonte: https://www.pocket-lint.com/apps/news/amazon/148301-walmart-debuts-in-home-delivery-service-so-it-can-put-groceries-in-your-fridge

Benefícios e barreiras para o In Home Delivery

Um dos maiores benefícios que este serviço oferece é a praticidade e conveniência. Não precisar carregar pacotes para dentro de casa e nem mesmo precisar colocá-los na geladeira pode ser uma grande vantagem para algumas pessoas. Além disto, no final deste ano eles pretendem possibilitar a devolução dos produtos, ou seja, a logística reversa. Isso é, o cliente poderá devolver produtos de compras online recebidas. Nesse caso, precisa deixar em um local específico para o funcionário retirar no momento da entrega dos novos produtos comprados.

A maior barreira nesse novo serviço é ter pessoas estranhas entrando dentro da sua casa. Porém nos testes anteriormente realizados perceberam que mesmo os clientes mais céticos com esse novo serviço, mudaram de opinião após usá-lo. Outro ponto é que algumas pessoas podem achar ruim deixar um desconhecido organizar sua comida na geladeira.

No entanto, os funcionários que serão focados neste serviço passarão por um extenso programa de treinamento. Esse treinamento vai prepará-los para entrar nas residências dos clientes com todo o cuidado e respeito necessários. Além disso, ensinará como selecionar os itens mais frescos de mercearia e como organizar a geladeira de modo mais eficiente.

Funcionário do Walmart organizando os produtos na geladeira do cliente –
In Home Delivery . Fonte: https://news.walmart.com

Diferenças entre o In Home Delivery e o Amazon Key

Esse sistema de entregas dentro da casa já foi testado pelo próprio Walmart e é utilizado pela Amazon. No entanto, existem algumas diferenças entre eles.

No sistema da Amazon o cliente não pode, pelo menos até o momento, escolher comprar alimentos para serem entregues em sua casa. Além disso, precisa adquirir a câmera que fica instalada dentro de casa para poder acessar a transmissão ao vivo da entrega. Nesse ponto o sistema In Home Delivery do Walmart é mais atrativo, pois nessa nova versão a câmera estará com o funcionário da empresa. O cliente não é obrigado a comprar uma câmera para usar este serviço. Em ambos serviços é preciso comprar uma fechadura especial.

Aplicativo do Walmart. Fonte: https://news.walmart.com

As duas empresas estão cada vez mais buscando novas tecnologias e formas de melhorar a experiência de compra do consumidor. O bom disso é que quem sai ganhando é o cliente!

Fonte: https://www.digitaltrends.com/home/walmart-store-to-fridge-delivery-service; https://news.walmart.com/2019/06/07/taking-delivery-one-step-further; https://www.pocket-lint.com/apps/news/amazon/148301-walmart-debuts-in-home-delivery-service-so-it-can-put-groceries-in-your-fridge; https://www.pocket-lint.com/apps/news/amazon/148301-walmart-debuts-in-home-delivery-service-so-it-can-put-groceries-in-your-fridge

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.