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A importância da marca

Ações mal planejadas podem levar ao fracasso de uma marca. É preciso ter bem definido o que se deseja, qual público se quer atingir, qual o posicionamento da empresa e fortalecer a marca dentro deste foco. Um direcionamento claro é essencial. É importante trabalhá-la bem em todos os meios, inclusive na Internet.

A marca

Marca é um nome, termo, símbolo, desenho, ou a combinação de todos esses elementos. A marca deve identificar os bens ou serviços de uma empresa e diferenciá-los da concorrência. Segundo Philip Kotler, o essencial é conseguir criar, manter, proteger e melhorar uma marca, fazendo com que ela identifique a empresa e que agregue valor aos seus produtos e serviços.

Os significados da marca

Ela pode significar a garantia de qualidade. Traz à mente atributos como prestígio, benefícios funcionais e emocionais, valores como segurança, personalidade e estilo de cliente. Por isto, ela não pode ser tratada apenas como um nome.
Os significados mais permanentes de uma marca são os seus valores, cultura e personalidade. É fundamental se estabelecer associações positivas em relação a ela. Um grande desafio é utilizar a interatividade da Internet para construir e gerenciar a marca. A web não permite a conscientização da marca em massa, mas sim de um para um. Por isto, neste meio, para ter visibilidade de marca e retorno positivo é preciso utilizar o marketing direcionado.  Uma marca pode crescer e manter fidelidade do cliente na web, desde que se ofereça aos consumidores experiência ou serviços on line.
 

Aline Autran de Morais

Mais de 25 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS. Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial.