Skip to main content
The Phluid

Novo conceito no varejo: The Phluid Project

A NRF 2019 apresentou um novo conceito no varejo, uma loja sem gênero, onde os indivíduos podem ser quem quiserem ou se identificam no mundo, sem julgamentos nem medos. É a The Phluid Project.

A The Phluid Project é uma loja com propósito e foi criada com o intuito de capacitar os indivíduos a serem eles mesmos e expressarem-se abertamente. É parte varejo, parte plataforma experimental e parte de espaço comunitário. Para isto traz um design descrito como “natural, cru e lúdico” e busca demonstrar flexibilidade e fluidez tanto no merchandising quanto na narrativa da loja.

A loja

A loja The Phluid Project é uma loja que está situada no NoHo, bairro de Nova Iorque que significa a abreviatura de North of Houston Street. Se posiciona como a primeira loja de gênero neutro do mundo, destinada a capacitar consumidores não conformes e fluidos de gênero, quebrando o “ambiente binário”, através da luta contra a alienação e as conformações da sociedade.

A loja procura transmitir, em todos os setores onde expõe os produtos, a ideia de espaço lúdico, sem gênero e que possibilite alterações de layout. Também possui espaços para encontros e bate papo da comunidade alinhada com os valores da loja, e um bar. A ideia é disponibilizar um espaço multipropósito.

A coleção

A coleção busca tornar a moda com fluidez de gênero acessível, mesclando linhas masculinas e femininas. Rob Smith, criador do projeto, diz que a loja é aberta a novos estilistas e serve como uma plataforma para eles compartilharem seus designs. Além disso, pesquisas demonstram que 56% da geração Z já faz compras fora do seu sexo específico, reforçando a demanda por estilos neutros em gênero.

A loja pretende criar uma experiência completa e inovadora. Conforme o fundador da empresa, a maioria de seus clientes não é da comunidade LGBT. Porém, seus clientes possuem forte afinidade em relação à liberdade de expressão e ao direito do indivíduo de celebrar suas escolhas de vida.

Para quem vai visitar NY na NRF: Retail’s Big Show ou em qualquer outra ocasião, vale dar uma passadinha no NoHo, ver as lojas da região e conhecer este novo conceito de loja com propósito que foi destaque na NRF 2019.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.