Skip to main content
Philip Kotler evento eWMS

Descubra mais sobre Kotler, o pai do marketing moderno!

Que o Kotler é conhecido como pai do marketing, quem é da área de administração, comunicação e marketing já sabe. Mas você sabe por que ele é tão importante para o marketing? Descubra mais sobre esse excelente profissional!

Quem é Kotler?

Philip Kotler nasceu em Chicago, EUA, no dia 27 de maio de 1931. Estudioso da área de economia, fez mestrado na Universidade de Chicago (1953) e PHD no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tendo finalizado em 1956. Após, fez pós-doutorado em matemática em Harvard.

Em 1962, Kotler passou a ser professor universitário na Kellogg School of Management, uma universidade referência em negócios e marketing. No ano de 1967 publicou o livro que é considerado a Bíblia do Marketing: “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”.

Em 2005, Kotler foi considerado o quarto maior expert em negócios pelo jornal Financial Times do Reino Unido. Já em 2008, o Wall Street Journal o considerou a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.

Além das aulas, Philip Kotler realizou consultoria em estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional para grandes empresas, entre elas a IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Eletric, Honeywell e Motorola.

As publicações de Kotler

Kotler escreveu mais de 150 artigos e 80 livros. Seus livros já venderam milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos para 20 idiomas. Entre os livros que escreveu (grande parte em conjunto com outros autores), podemos citar:

Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle; Introdução ao Marketing; Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional deve Saber; Marketing Essencial: Conceitos Estratégias e Casos; Dez Pecados Mortais do Marketing; Princípios de Marketing; Marketing para o Século XXI; Marketing 3.0: as Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano; Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital; Marketing 5.0: Technology for Humanity (2021). Esse último ainda sem versão em português.

O livro Administração de Marketing é o livro de marketing mais usado em todo o mundo.

A área de pesquisa de Kotler cobre marketing estratégico, marketing de consumo, marketing empresarial, marketing de serviços profissionais e e-marketing. Além disso, já palestrou na Itália, Suécia, China, Japão, Índia, Indonésia, Austrália, México, Brasil, Chile e muitos outros países.

Kotler, no auge de seus 90 anos, ainda escreve e, inclusive, mantém um blog. Em seus ensinamentos, defende que o marketing deve ser mais abrangente, não se preocupar apenas com questões comerciais. Mas, também, deve ser centrado no ser humano, em problemas sociais e ambientais. Deve ser socialmente responsável.

World Marketing Summit (WMS) por Philip Kotler

Comprometido com criar um mundo melhor por meio do marketing, em 2010, Kotler criou o World Marketing Summit (WMS), uma organização global independente, com sede em Toronto, Canadá. O professor iniciou, através de estratégias de marketing, movimentos que inspiram mudanças no comportamento humano e levam a um impacto positivo na sociedade e na vida.

O WMS envolve líderes globais e comunitários em marketing e negócios, pesquisadores, acadêmicos, políticos e a sociedade para construir um crescimento sustentável dos negócios. Além de cursos e programas de marketing, anualmente acontece o evento, que é o maior evento de marketing do mundo.

Desde 2020 esse evento ocorre online, devido a pandemia, e tem a participação de mais de 120 palestrantes de renome de diversos países. Essas palestras são traduzidas simultaneamente para o português. Nesse ano de 2021, acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro e, além de oferecer certificado assinado pelo próprio Prof. Philip Kotler, ainda dá 3 meses de acesso estendido as palestra.

A empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, que está na seleta lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, estará presente no eWMS. Agora que você conheceu um pouquinho mais sobre o pai do marketing, que tal participar desse evento que é essencial para se atualizar no mercado e ver insights, do Kotler e de outros experts, em como gerir e transformar os negócios no pós-pandemia. Compre seus ingressos eWMS visitando este link.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.