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Automação de Marketing, mas afinal o que é isso?

Automação de marketing é quando se utiliza um software para automatizar as tarefas de marketing digital. Desta forma, é possível facilitar, simplificar e monitorar os fluxos de trabalho. Também permite entender e agir, de modo personalizado e escalável, com o público que se relaciona com a sua empresa nos diversos canais online.

Para entender mais sobre automação de marketing, vamos primeiramente esclarecer o que seria o marketing digital. O marketing digital consiste em ações de comunicação que as empresas fazem através da Internet. Seu objetivo é divulgar, informar e comercializar seus produtos e serviços pelos meios digitais. Com ele se consegue conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos, além de permitir falar, de forma personalizada, diretamente com seu público. Atualmente é vital que uma empresa esteja presente nos meios digitais, tendo um site, um e-commerce e páginas nas redes sociais.

A Automação de Marketing

Entender a automação de marketing, para que serve e como é feita, é fundamental para uma empresa compreender como é possível ganhar eficiência e até mesmo aumentar seus lucros.

Na automação de marketing é preciso entender as interações que os consumidores tem com a sua empresa nos diferentes canais de contato e atendimento e nas etapas da jornada de compra. Através da automação, as ações de marketing são otimizadas, gerando uma uniformização dos processos e economia de tempo e dinheiro. É um modo inteligente de conseguir gerar e nutrir leads de forma efetiva e em maior escala.

Exemplo de um cenário de automação de marketing

Os leads são clientes em potencial. Atualmente as empresas conquistam leads através de conteúdos relevantes e de qualidade. Esses leads devem ser nutridos para se converterem em clientes.

Os conteúdos relevantes fazem parte da estratégia de Inbound Marketing, e visam atrair e converter clientes através do marketing digital, por canais como redes sociais, blogs e mecanismos de busca. É o que se chama de marketing de atração! As ações realizadas pela empresa servem para atrair o cliente em potencial, de forma a ele procurar a empresa e não o contrário. Com isso, a automação auxilia na atração e gerenciamento dos estágios de compra. No Inbound as fases podem ser divididas em: atração, conversão, nutrição, venda e análise.

Fases do Inbound

É fundamental após a venda analisar os resultados e manter o relacionamento com o cliente para buscar fidelizá-lo. Após a conversão do lead em cliente, o relacionamento pode ser gerido através de uma ferramenta de CRM com o apoio da automação de marketing. A gestão do relacionamento com o cliente é uma estratégia que ajuda nas ações de Inbound Marketing, principalmente após as vendas.

A automação de marketing ajuda a estabelecer os estágios de compra do lead, através do funil de vendas que está diretamente ligado às fases da jornada de compra. Também permite entender o interesse na empresa/produto ou serviço em cada estágio, assim como disponibilizar informações atrativas para cada etapa desse processo. O relacionamento é realizado de forma eficiente, com pouco esforço e agregando valor em cada estágio.

A Geração de Conteúdo na Automação de Marketing

Conforme abordado, os conteúdos relevantes, com informações úteis e interessantes, são formas de atrair, converter e ganhar autoridade perante leads e clientes. Muitas empresas disponibilizam conteúdos através das redes sociais, de blogs, por e-mail, landing pages, ou outras formas de divulgação digital.

A Landing page, uma das principais formas de divulgação de conteúdo, é uma página de destino. No marketing digital, muitas vezes é utilizada como uma página para gerar a conversão de um visitante em lead. Ela normalmente fornece um elemento de troca, através de um formulário de preenchimento dos dados do lead. Esse elemento é um conteúdo relevante para o público-alvo da empresa.

A automação de marketing divulga os conteúdos gerados pela empresa, pois as pessoas procuram obter informações relevantes e úteis antes de adquirir algum produto ou serviço. Desta forma, a empresa começa a ser conhecida, a ampliar a exposição de sua marca e pode se tornar uma alternativa de compra no momento que o consumidor decidir pelo item que deseja comprar.

O marketing de conteúdo é essencial para a estratégia de Inbound Marketing. Quando bem trabalhado e direcionado pela automação de marketing em todas as etapas da jornada de compra, consegue transformar os visitantes da página em leads, depois estes em oportunidades para finalmente e tornarem clientes. É importante lembrar que essa qualificação de cliente acontece através de um funil de vendas.

Um dos objetivos das campanha feitas através da automação de marketing é fazer com que o maior número leads passem por esse funil e se tornem clientes, maximizando a taxa de conversão. Se considera um funil porque muitos visitantes podem ser atraídos para a sua empresa, no entanto nem todos se tornam clientes. Portanto, é preciso trabalhar a automação de acordo com a etapa do processo de compra e dos estágios no funil de vendas.

Ferramentas de Automação de Marketing

Para poder realizar um excelente trabalho de automação de marketing é preciso escolher uma boa ferramenta. Atualmente existem no mercado algumas opções, no entanto nenhuma com um custo x benefício que traga resultados como o Mautic.

Com ela você é capaz de fazer a nutrição de leads, a gestão de contatos, campanhas de marketing, programas de e-mail marketing, o monitoramento de Mídias Sociais, Landing Pages e o funil de vendas. Consegue acompanhar as visitas, tempo gasto, páginas acessadas e demais informações acessadas pelo lead. Permitindo, também, a criação de campos personalizados. É considerado um poderoso software de automação de marketing.

Quer saber mais como usar essa poderosa ferramenta em sua empresa? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.