Skip to main content
Microsoft CEO Satya Nadella speaks at NRF 2020 Vision: Retail's Big Show

Tecnologia para a sobrevivência do varejo

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, abriu a NRF: Retail’s Big Show defendendo a intensidade da tecnologia, mas também, a independência tecnológica para a sobrevivência do varejo. Conforme Satya, é preciso adotar a tecnologia e ter capacidade tecnológica. Isto é, entrar no mundo digital, capacitar a empresa para reforçar a excelência no varejo.

No mundo digital é preciso construir confiança com os consumidores por meio de segurança, privacidade e ética no uso dos dados e da inteligência artificial. Porém, o ideal é manter a sua independência tecnológica, construindo seus próprios negócios on-line, principalmente no marketing digital.

Os dados no varejo

O varejo possibilita a geração de dados comportamentais do consumidor, e o importante é saber como você pode converter isso em esforços de marketing on-line e off-line. Assim você pode remodelar os modelos de negócios, direcionar as campanhas e criar um novo fluxo de receita, atendendo as necessidades dos seus clientes.

Os dados permitem que o varejista conheça seu cliente, capacite seus funcionários, crie uma cadeia de suprimentos inteligente e reinvente seus modelos de negócios. A tecnologia no varejo deve apoiar os funcionários, permitindo um melhor atendimento, maior satisfação e aumento na taxa de conversão.

Pesquisas indicam que 83% dos clientes dizem que a conveniência é mais importante do que há cinco anos e 60% dizem que os investimentos do varejo melhoraram sua experiência de compra. Isso demonstra que esses investimentos que estão sendo feitos em tecnologia estão trazendo resultados para a melhoria da satisfação do consumidor.

Fonte: NRF: Retails Big Show site.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Sul.