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Marketing digital como estratégia para engajar

O marketing digital consiste na utilização de ferramentas digitais para fins de marketing em atividades online. Laura Ries, sócia e dirigente da US Ries e presidente global da Ries, empresa de estratégias de marketing com foco em posicionamento, abordou no e-WMS (2020) que o marketing é uma batalha mental e não adianta ser o melhor, é preciso se diferenciar no mercado, ter foco. Isso é válido para toda a exposição que a marca faz no mercado, tanto no mundo off-line quanto no online.

Podemos dizer que as estratégias de marketing digital devem ser usadas para atingir os objetivos comerciais da empresa. Para isso, é preciso entender seu público, seus comportamentos, e como o envolver com sua marca, produto ou serviços de forma online. Desse modo, o meio digital é um ótimo canal para aumentar a visibilidade de sua marca, cultivar relacionamentos e engajamento com os consumidores.

Marketing de conteúdo para ganhar audiência

A pandemia, com o fechamento das lojas e estabelecimentos, fez com que o online ganhasse ainda mais destaque. E, para crescer a audiência nesse meio, conforme Brain Rotszein, da Uniseo, empresa de SEO , de marketing e treinamento online, é preciso criação de conteúdo e promoção do conteúdo. Essa promoção se dá quando outras pessoas consideram esse conteúdo criado relevante e compartilham em suas redes.

Nesse caso, o conteúdo é a “propaganda” da marca, produto ou serviço. Ele pode ser um texto, um vídeo, fotos, e-books, infográficos, que atraia a atenção do consumidor e gere confiança. O marketing de conteúdo tende a ser mais confiável que os anúncios das empresas. Para tanto, é necessário ter objetivos definidos e atuar com publicações.

Esses objetivos são elaborados pensando em longo prazo e operacionalizados nos canais digitais que o seu cliente utiliza. Isso são as estratégias de marketing digital. As táticas são as execuções individuais da estratégia definida. Essas execuções podem ser através de guest blogging, vídeos, infográficos, e outros. Portanto, é preciso definir a sua estratégia de conteúdo, os seus objetivos específicos e as táticas usadas para atingi-lo.

Objetivos e exemplos de estratégia de conteúdo

Rotszein, em sua palestra no e-WMS (2020), sugere alguns objetivos de negócios da estratégia de conteúdo:

  • Aumentar reconhecimento da marca
  • Expandir o suporte  ao cliente
  • Aumentar o número de visitantes únicos
  • Melhorar a retenção dos clientes
  • Aumentar a taxa de conversão

Entre outros que levam as ações que você quer que o sua audiência faça. Entre essas ações está, assinar a newsletter, marcar uma reunião, se inscrever para uma demonstração, visitar seu site, visualizar um vídeo. Como exemplo ele traz:

Objetivo de negócio do seu conteúdo: Aumentar a retenção de clientes durante a pandemia.

Ações específicas: Assinar a sua newsletter.

Táticas: Criar conteúdo direcionado que promova a sua newsletter.

Os conteúdos criados podem ser para um momento específico, noticiosos, temporal, ou podem ser atemporal, relevantes por um período longo de tempo. Os conteúdos de marketing devem ser úteis e oportunos. E, o atemporal tende a ser mais eficiente para converter pessoas em longo prazo, se mantém atualizado e pesquisável.

Mídia social para promoção do marketing de conteúdo

É preciso antecipar as necessidades dos clientes, investir em cuidados para eles, oferecer conteúdo frequente e consistente, valioso e exclusivo, com mensagens reconfortantes e com alvo nos super fãs.

A distribuição do conteúdo pode usar táticas de mídia social com a promoção de conteúdos. Os anúncios nas mídias sociais normalmente têm custos mais baixos. Além disso, é possível usar o conteúdo gerado pelos usuários, promovendo o bate papo e compartilhamento nas redes sociais. Também, trabalhar com as comunidades nessas redes para os nichos de interesse.

Os seus clientes devem ser tratados como se fossem seus amigos, e você deve mostrar que estão juntos nessa jornada. Por isso, é preciso ser autêntico, ter empatia e lembrar que os consumidores confiam em outros consumidores e influenciadores.

O uso das mídias no marketing digital

Para Teresa Heath Wearing, International Social Media & Marketing Speaker & Trainer, existem estratégia chaves de mídia social que os profissionais de marketing tem que focar. No evento do e-WMS ela reforçou que as mídias sociais mudaram o marketing pois elas se transformaram no rosto por trás da marca, geram confiança, dão voz aos consumidores, criam comunidades, e acabam sendo um canal de pesquisa de mercado fácil. Também podem possibilitar o conteúdo gerado pelo usuário.

Da mesma forma, as mídias sociais mudaram a comunicação. Abriram linhas de comunicação, mensagens instantâneas, mensagens multimídia. A comunicação ficou mais humana e acessível.

Para um bom uso das mídias no marketing digital, as estratégias chaves que devem ser focadas são: conversa, conteúdo, conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content – UGC), autenticidade, e a importância das métricas.

A conversa é o poder se comunicar e conversar através de diversas plataformas digitais. O conteúdo é importante e precisa estar adequado a sua audiência. As conversas podem ajudar na elaboração dos conteúdos. Esse conteúdo deve ser compartilhável, de entretenimento e/ou educacional. Atualmente, os vídeos são ótimos conteúdos para serem postados.

Já o conteúdo gerado pelo usuário deve ser usado para ser repostado. Encorajar as pessoas a postar conteúdos é uma boa forma de ter essa interação com sua audiência e influenciadores. A autenticidade significa que você seja honesto, real, humano e aberto em todo o seu marketing digital. Precisa mostrar transparência.

As métricas são fundamentais para acompanhar os resultados das estratégias adotadas. É bom analisar o engajamento e as conversões. Podem ser vistos os comentários, compartilhamentos, reposts, twitters, quantas pessoas visitam o site, quantas compram, entre outras.

Melhorando a visibilidade da sua marca pelo marketing digital

Tanto Wearing, quanto Rotszein, apresentaram no World Marketing Summit Brasil (2020) que as estratégias de marketing digital devem ser usadas pelas empresas pois os consumidores mudaram seu comportamento. Houve um aumento do uso dos canais online, reforçado ainda mais pela pandemia. Para esses especialistas, com um bom marketing de conteúdo e distribuição pelas mídias sociais é possível aumentar a visibilidade da sua marca, mostrar o seu diferencial de mercado, melhorar o relacionamento e gerar engajamento com seus consumidores.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.