Skip to main content

Cuidados com a sua loja virtual

O e-commerce é um negócio que precisa de planejamento, dedicação e foco, com a definição de uma estratégia para dar certo. Não é um meio de ganhar dinheiro fácil, mas é um mercado promissor se o varejista tomar os cuidados necessários para obter sucesso.

A primeira preocupação que o varejista on-line deve ter é a de escolher uma plataforma que atenda as suas necessidades e ofereça a segurança que este meio de comercialização exige. É fundamental que esta plataforma não seja engessada e tenha condições de estar preparada para acompanhar o crescimento planejado, pois a migração para uma outra plataforma pode ser um transtorno e a empresa poderá até mesmo perder a participação no mercado que já havia alcançado.

Um dos requisitos principais de um e-commerce é a segurança das informações nas transações financeiras. Tanto o comprador quanto o vendedor devem se precaver para evitar surpresas desagradáveis. No caso do comprador, todo o cuidado é pouco para evitar comprar de uma empresa fria e o vendedor deve tomar cuidado para não cair em um golpe de fraude. As fraudes podem acontecer inclusive com vendas confirmadas pelo cartão de crédito. Por isto é preciso contar com uma análise do cliente. Existem algumas empresas especialistas neste controle antifraude e, dependendo do seu negócio, será preciso contratar uma.

Cada vez mais existem pessoas iniciando as suas compras através de uma loja virtual. Com isto, muitas dúvidas surgem e o atendimento offline, através de e-mail, telefone ou chat é primordial. Quanto mais bem esclarecidas as dúvidas do cliente menos reclamações a sua empresa terá.

O cliente de e-commerce busca muito preço, por este motivo é preciso ter preços competitivos, trabalhar promoções, criar descontos especiais, frete grátis, entre outros atrativos. Contudo, não pode se perder o lucro, pois caso contrário a sua empresa irá vender muito bem, mas não trará retorno financeiro e em pouco tempo poderá quebrar. Portanto, é preciso ter a estratégia bem definida e acompanhar a sua margem de lucro.

O site de e-commerce deve ser de fácil navegação, com layout atraente e respeitando o posicionamento de sua marca. Entretanto, isto não vai fazer a sua página ser visitada tendo em vista que a concorrência é muito grande e, ao contrário de uma loja de rua ou shopping, as pessoas não conseguem ver a sua loja tão facilmente. É preciso investir em web marketing de forma que a sua loja apareça nos sites de buscas. Outra forma é através do e-mail marketing e a presença nas redes sociais. Para isto é fundamental fazer ações bem elaboradas e condizentes com o seu produto e marca. Os assuntos devem ser relevantes e chamar a atenção de seu público. Como na internet tudo pode ser mensurado fica fácil verificar quais ações que deram certo e qual a linha que a sua empresa deve seguir para ter mais visitantes e conversões em vendas.

Quando a sua loja já tiver alguns clientes é bom começar a fazer um trabalho de CRM (Customer Relationship Management) mantendo assim uma relação próxima e criando um maior estreitamento entre a sua loja e o consumidor de forma a conseguir fidelizar e melhorar o seu resultado com os clientes existentes. Outro fator importante é que se os clientes estiverem satisfeitos indicarão a sua loja virtual para amigos e conhecidos em sua rede. A recomendação de um produto ou loja gera maior confiança nos visitantes e com isto um aumento nas vendas.

Um erro comum dos e-commerces é não se preocuparem com o pós venda. O cliente também deve ser atendido após a compra de seu produto. A entrega deve respeitar o prazo estipulado e se isto não for possível, devido a uma greve nos correios ou a falta de produto no estoque, o cliente deve ser imediatamente avisado. É fundamental ter o acompanhamento e rastreamento da entrega do produto e pode ser feita uma verificação para saber se o produto chegou conforme o cliente esperava. Importante salientar que pelo Código de Defesa do Consumidor o cliente de e-commerce tem até 7 dias para devolver o produto e o lojista deve receber o mesmo e facilitar esta devolução do consumidor.

Como qualquer negócio, ter uma loja de e-commerce requer muito empenho. Não adianta montar a sua loja virtual e esperar que a venda aconteça sem fazer nenhum esforço. É preciso investir e estar sempre atento as mudanças de mercado para a sua loja ter acessos e se manter ativa. Com a definição da estratégia, uma loja bem montada e focada em seu público alvo, de fácil navegação, com ofertas, disponibilidade de produtos, entregas rápidas e boas campanhas de marketing o seu e-commerce tem tudo para dar certo.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.