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A evolução do E-commerce

Nos anos anteriores escrevi artigos sobre o balanço e as previsões do mercado de e-commerce e desde então as previsões continuam promissoras. A compra on-line está cada vez mais frequente na vida dos consumidores. Segundo dados do E-bit no primeiro semestre deste ano 3,98 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra na internet. Este ano serão mais de 46 milhões de e-consumidores que comprarão em 2013 o valor estimado de R$ 28 bilhões, um crescimento nominal de 25% em relação ao ano anterior e muito mais expressivo que o do varejo tradicional.

A venda na internet não é mais um território exclusivo de grandes varejistas. Hoje todas as empresas precisam repensar a forma como falam com seus consumidores e devem estar atentas a este novo padrão de consumo, que apresenta uma gama muito maior de produtos que uma loja física, para não perder mercado futuro. Importante lembrar que os jovens e as crianças de hoje estão crescendo dentro de um mundo digitalizado e possuem uma forte relação com a internet, inclusive criando uma dependência desta tecnologia. Para as empresas que querem crescer, o mundo virtual é uma estratégia de negócio onde pode divulgar seus produtos e serviços, aumentar a venda através do e-commerce e conquistar novos clientes.

Dados de vendas do e-commerce 1º semestre -Webshoppers 2013/ E-bit:

Dados e previsão de vendas do e-commerce -Webshoppers 2013/ E-bit:

Dados de novos usuários do e-commerce -Webshoppers 201/ E-bit:

Os hábitos de consumos dos internautas também mudou bastante nestes últimos anos. Foi se o tempo que o que mais vendia na internet eram os eletrônicos, informática, livros, CDS e DVDS. Por mais incrível que pareça, hoje os produtos mais vendidos são os da categoria moda acessórios. Neste ano, de acordo com o relatório Webshopper 2013 do E-bit a participação na venda foi: “Moda & Acessórios” (13,7%), depois “Eletrodomésticos” (12,3%), “Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/ Saúde” (12,2%), “Informática” (9%) e “Livros/ Assinaturas e Revistas” (8,9%).

Dados de participação no e-commerce -Webshoppers 2013/E-bit:

Esta mudança no comportamento de compra deu-se principalmente devido as redes sociais, conforme o IBOP, em janeiro de 2013, 46 milhões de internautas brasileiros eram usuários de redes sociais, como por exemplo o Facebook. Este é um dos meios que propaga as tendências, é um motivador de compra que gera fluxo para as lojas virtuais e gera a venda dos produtos e, em alguns casos mais específicos, esta venda acontece através do próprio Facebook. Com um mercado tão promissor e com crescimentos esperados de 25% neste ano, é importante a sua empresa estar bem preparada para entrar e se manter rentável no e-commerce.

 

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.