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Segredos para um bom e-commerce

O e-commerce é um novo canal de comercialização, serve tanto para comerciantes com lojas tradicionais quanto para aqueles que querem manter apenas uma loja na internet. Mas para ter um bom e-commerce existem alguns segredos.

Números do e-commerce

Segundo números do ebit o e-commerce tem apresentado crescimentos surpreendentes ano após ano, sendo que no primeiro semestre de 2013 teve um crescimento de vendas 24% maior que o mesmo período em 2012.

Contudo, mesmo com as inúmeras oportunidades deste novo canal, existem muitos desafios que devem ser analisados antes de começar a se aventurar neste negócio.

Como ter um bom e-commerce

Segundo Dailton Felipini – ABC do E-commerce – existem quatro segredos necessários para a implantação de um e-commerce bem sucedido. De acordo com Felipini a primeira definição a ser tomada é o que vender e para quem.

Assim como no varejo tradicional é preciso definir o produto e verificar se existe demanda para o mesmo, se atende as necessidades e desejos dos consumidores. Contudo, a grande questão é como saber os nichos de mercado que podem gerar uma boa demanda de produto?

Identificação de demanda para o produto

Uma forma de verificar o que está vendendo bem na internet é analisar os relatórios semestrais do Ebit. É possível também pesquisar no próprio Google Adwords e no Facebook Anúncios se existe muita procura pelo produto que você deseja oferecer.

Pesquisa para anúncio no Facebook:

Pesquisa no Google Adwords:

Com estas análises você poderá estimar o tamanho do mercado e ver se é viável, assim como deverá verificar se existe muita concorrência, pois isto pode dificultar a sua venda e tornar o negócio pouco rentável.

Importante pesquisar sites já existentes que vendem produtos iguais ou similares ao que pretende trabalhar, analisar a concorrência. O ideal é buscar a diferenciação.

Planejar o e-commerce

O segundo ponto levantado pelo Felipini é o planejar. O mercado formal possui uma taxa de fechamento de empresas muito alta. De acordo com dados do Sebrae 70% das pequenas e médias empresas fecham no seu quinto ano de existência. No mercado online isto não deverá ser diferente. Por este motivo é fundamental que o seu negócio seja bem planejado.

Na elaboração do plano de negócio é preciso refletir sobre todas as questões envolvidas na montagem do seu e-commerce, o que vai ser comercializado, quem é o comprador, custos de comercialização, como atender a este cliente, como trabalhar a logística, se será um negócio lucrativo?

Estas e outras questões deverão estar bem estruturadas neste plano de negócio para minimizar os riscos e diminuir a chance de fracassar. Este plano também será útil para verificar a necessidade de se buscar parceiros comerciais, sócios, investidores que possam contribuir financeiramente e concederem um aporte para o plano sair do papel e alavancar as vendas.


Fonte: ABC do E-commerce – Os Quatro Segredos de um Negócios Bem-Sucedido na Internet – Dailton Felipini

Uma loja de e-commerce eficaz

O terceiro ponto é montar uma loja de e-commerce eficaz. Essa loja deve ser criada focando no consumidor que será atendido. Ela deve ser rápida, de fácil navegação e conseguir converter o maior número possível de visitantes em compradores.

A loja deve ter as informações dos produtos de forma clara e objetiva, mas sempre mostrado de acordo com o perfil do seu cliente. Um cliente de mercado de luxo não vai comprar em uma loja onde se mostra muita variedade e profundidade de produtos, pois ele deseja exclusividade. Já uma loja com foco mais de preço sempre terá uma quantidade maior de produtos visíveis em sua página, pois seu ganho está no volume de venda.

A loja virtual deve ajudar o visitante a decidir sobre o que comprar e objetivar que o cliente goste da loja e retorne a comprar.

Transmitir confiança

Outro fator fundamental para uma loja e-commerce eficaz é a confiança que a loja transmite. Se a marca é conhecida no mercado a loja online já tem um certo respaldo. Contudo, uma marca nova precisa transmitir segurança ao cliente.

As informações dos serviços e produtos devem ser claras, deve-se ter CNPJ, telefone de contato da área de apoio ao cliente, pois com certeza terão muitas ligações com questionamentos sobre a loja. Deve ter uma política clara de devoluções, prazos de entrega, além de sistemas de pagamento seguro. E quando houver qualquer contratempo com alguma compra o cliente deve ser informado imediatamente e sempre de forma honesta.

Oferecer estímulos para o cliente

No meio online o cliente consegue pesquisar e comparar com muito mais facilidade que no varejo tradicional. Por isto, é de extrema importância oferecer estímulos ao comprador, deixando o seu site mais atrativo através de ações de marketing, campanhas, descontos, promoções especiais e que incentivem a compra de novos produtos. Conforme Felipini é preciso ajudar o visitante a vencer a inércia.

Gerar tráfego

O quarto ponto abordado por ele é o de trazer visitantes para a loja e para isto o marketing digital é a principal forma de trazer tráfego na internet. O esforço promocional é fundamental para a sua loja ser vista na web e garantir um bom fluxo de visitantes.

O site de buscas Google é extremamente utilizado pelos internautas que procuram algum serviço ou produto na internet. O ideal é deixar a sua loja bem posicionada neste site de buscas preferencialmente de maneira orgânica. Isto é, não paga, através das palavras-chave relacionadas com o seu negócio.

A sua loja virtual deve ser considerada relevante pelos critérios utilizados pelo Google para aparecer na primeira ou no máximo segunda página quando um consumidor de seu produto fizer uma busca através deste site.

A otimização de sites, conhecido como SEO, Search Engine Optimization, é o que faz a sua página ser mostrada no resultado de busca devido a relevância em relação à palavra-chave. Outra forma de estar no topo é através dos links patrocinados, que é Google Adwords.

E-mail marketing e automação para gerar mais tráfego

É possível também gerar tráfego em sua loja com a utilização de e-mail marketing e da automação de marketing. Mas lembre-se o e-mail marketing não pode ser um spam. Ele deve ser um meio de comunicação direcionado ao seu público-alvo, seja por meio de promoções, comunicações institucionais ou newsletter.

É um meio rápido de comunicação e de baixo custo, mas todo e-mail marketing deve ter a opção do cliente se descadastrar para não receber mais as mensagens.

Anúncios

Outra forma de trazer visitantes para a sua loja, conforme apontado por Felipine, são os anúncios na web, os famosos banners. Sendo que o pay-per-click é uma boa maneira de divulgar a sua empresa ou produto, e você só paga se houver clique no anúncio e não pela exposição do mesmo.

Os anúncios devem ser bem analisados para se ter um bom custo x beneficio. Lembre que qualquer uma das ações para gerar trafego na sua loja podem não trazer um retorno imediato de venda, mas gera a divulgação da marca. Felipini cita também os programas de afiliados, onde o site que envia um visitante que realiza a compra recebe de você uma comissão sobro valor de venda.

O importante para uma loja virtual é conseguir trazer visibilidade ao seu site e reverter a mesma em vendas, tornar a sua marca conhecida e confiável. Mas lembre-se que uma ação bem feita de marketing digital pode acarretar uma venda inesperada. Portanto, é fundamental estar preparado, pois nada pior para um e-commerce do que vender o produto e não entregar conforme o prometido. Esteja sempre atento ao seu estoque, a sua logística e faça boas vendas.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.