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South Summit

Reflexões sobre o South Summit

O South Summit em Porto Alegre, evento global de inovação para investidores, empresas e startups, trouxe uma série de palestras e possibilitou interagir com diversas pessoas e negócios. Nesses dias, foi possível identificar que a Inteligência Artificial (IA) estava como o tema principal do evento. No entanto, outros pontos relevantes foram apresentados pelos palestrantes. Dentre esses pontos, nesse artigo, trago algumas reflexões sobre transformação empresarial, gestão de pessoas e tecnologia humanizada.

Gestão Focada em Pessoas e Tomada de Decisões Baseadas em Dados

No decorrer do evento do South Summit, foi ressaltada a importância de uma gestão centrada nas pessoas, na qual os colaboradores são colocados no centro das estratégias empresariais. Como destacado por Tarciana Medeiros, CEO at Banco do Brasil, “Todas as áreas das empresas são super importantes, mas a gente não pode perder de vista que a razão de existir de uma empresa é o cliente”. Essa abordagem enfatiza a necessidade de estar disponível para os clientes quando, onde e como eles precisam, evidenciando a importância de uma cultura organizacional que priorize o atendimento às necessidades dos clientes.

Ao mesmo tempo, foi ressaltado que a tomada de decisões deve ser embasada em dados sólidos. Como mencionado por Marcelo Paes, Tantum Inovação, “O uso de dados é fundamental para a tomada de decisão, mas a observação sensível que o humano faz é imprescindível”. Essa combinação entre dados e intuição humana permite que as empresas ajam de forma mais assertiva, identificando oportunidades e antecipando as necessidades do mercado.

Os dados se conseguem com a tecnologia, mas é essencial ter conhecimento, saber o que quer, como quer, para poder inovar. Saber os riscos dessa inovação e como mitiga-los. E o mais difícil, pois depende do ser humano, que é trabalhar a mudança, que é a chave para o sucesso.

Reforça-se a necessidade de construir uma cultura organizacional colaborativa e focada em resultados. A disciplina, a execução eficaz e o foco em projetos que tragam resultados tangíveis foram apontados como fundamentais para a sustentabilidade empresarial.

Tecnologia, Experiência do Consumidor e Sustentabilidade

A melhoria da experiência do consumidor foi outro tema-chave discutido no South Summit. Foi enfatizado que, Além de investir em tecnologia para aumentar a eficiência, as empresas devem preocupar-se com a sustentabilidade e valorizar a experiência humana. Como destacado por Gustavo Werneck, o CEO da Gerdau, “Quanto mais a gente investe nas pessoas e coloca elas no centro de tudo, mais a gente cria condições pra devolver isso para a sociedade”.

Isso ressalta a importância de uma abordagem holística, na qual a tecnologia é usada para aprimorar a experiência do cliente sem perder de vista as preocupações ambientais e sociais (e a da própria empresa). A coleta de dados do cliente foi destacada como fundamental para fornecer uma experiência personalizada e de alta qualidade.

Para um crescimento sustentável a tecnologia deve ser usada para gerar mais eficiência e reduzir custos. Gerar a experiência para fazer com que o consumidor queira ir na tua loja, comprar o teu produto. Mas tudo com o diferencial humano, trabalhando a cultura da empresa, disseminando seus valores.

Desafios e Oportunidades no Varejo

Os desafios enfrentados pelo setor varejista também foram discutidos, com ênfase na importância de compreender e se adaptar ao novo comportamento do consumidor. Os palestrantes ressaltaram a necessidade de inovação contínua, mas alertaram que seguir tendências nem sempre é a solução. Foi destacada a importância de priorizar os problemas dos clientes e encontrar soluções relevantes para eles.

O setor varejista enfrenta uma série de desafios decorrentes das mudanças no comportamento do consumidor. Foi destacada a importância de compreender e se adaptar a essas mudanças para permanecer relevante no mercado. Como mencionado por Otelmo Drebes Jr, Grupo Eleva, “Não se pode falar de varejo sem falar de comportamento do consumidor”. Isso ressalta a necessidade de uma abordagem proativa, na qual as empresas antecipem as tendências e se posicionem para atender às demandas do novo consumidor.

Contudo, é preciso fazer a escolha de projetos que tragam resultado. Melhor fazer um ou dois bem feitos do que dez mal executados ou que não atendam as necessidades do consumidor e da empresa. Escolher o que for o melhor e focar nisso. Priorizar os problemas dos clientes e encontrar soluções relevantes para eles. Ser austero e atingir resultado sempre para não queimar capital.

Conclusão nesse South Summit: Um Olhar Humanizado para a Inovação

Existe a necessidade de inovação contínua, mas seguir tendências nem sempre é a solução. É preciso não se deixar seduzir a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nem toda a solução é adequada para o seu negócio. A inovação não é mágica e não tira nenhuma empresa do buraco. Seguir tendência nem sempre vai resolver os problemas.

A empresa precisa olhar para dentro de casa! Ver o que está fazendo para aprender a lidar com esse novo mercado. Como está melhorando seus processos, formatos, para dar uma boa experiência tanto para o público interno e quanto externo.

E, como disse Uri Levine, cofundador do Waze, “foco nos problemas e não na solução!”. Olhe sua cultura, seu mercado e trace seu próprio caminho. Trabalhe a gestão da mudança e a cultura colaborativa! Cultura para o resultado e eficiência. Hoje não tem mais espaço para não dar resultado. As decisões precisam ser mais pragmáticas.

Enfim, o evento proporcionou uma visão abrangente sobre tecnologia e transformação empresarial, enfatizando a importância de manter o foco no cliente, investir nas pessoas e adotar uma abordagem humanizada para a inovação. A tecnologia foi reconhecida como uma ferramenta poderosa, porém apenas quando aliada a uma compreensão profunda das necessidades humanas e a uma cultura organizacional centrada nas pessoas.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.