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A integração dos papéis nos mundos on e off-line

Daniel Figueiredo*

Se você, caro leitor, ainda duvida sobre o reflexo que a tecnologia e o comportamento dos internautas causam nas vendas do varejo, basta acompanhar o processo de renovação que as lojas físicas estão passando, que vão desde a preocupação com a agilidade no atendimento até o modo os produtos estão sendo expostos nos PDVs. O comportamento da nova geração Z, cada vez mais exigente e qualificada, vem pautando muitas das mudanças estratégicas nas lojas físicas, e poucos são os varejistas que se preocupam como esse consumidor vê a sua marca e o interesse em seus produtos.

As mudanças do varejo e do ponto de venda vêm acompanhadas da necessidade da integração das plataformas físicas e virtuais, o reposicionamento de produto, a precificação dinâmica e, principalmente da reprodução do mundo em que a nova geração respira. Um exemplo dessa mudança é referente a força que uma estratégia qualificada de SEM e SEO tem nos resultados de vendas das lojas virtuais. O estudo de tendência de pesquisa de um determinado produto nos buscadores, faz com que o e-varejista otimize o investimento na divulgação de seus produtos com estratégias de BID (aplicação de lances paga busca paga) bem definidas, além de uma gestão estruturada na busca orgânica.

Para reforçar ainda mais a importância da tecnologia e a boa gestão do portfólio de produtos nos resultados de vendas, alguns e-varejistas já contam com a ajuda de ferramentas que monitoram o mercado e trazem os preços dos produtos da concorrência em tempo real. A integração do comportamento de buscas de produtos dos usuários, citado acima, versus o acompanhamento dos preços de seus concorrentes torna-se um importante estudo para uma tomada de decisão rápida e embasada em dados analíticos.

Com esse estudo de comportamento digital em mãos, muitos varejistas de lojas físicas acabam modificando seu PDV, destacando os produtos que demonstraram maior interesse na pesquisa online dos usuários. Vale ressaltar que a precificação baseada no valor e na disponibilidade de produtos dos seus concorrentes é uma poderosa estratégia para conquistar qualquer pessoa que entra na sua loja, seja física ou virtual. O varejista deve acompanhar e entender a dinâmica do comportamento de seus clientes e estar disposto a realizar as mudanças necessárias para se destacar em um meio tão agressivo. Está pronto para a mudança?

Fonte: E-commerce News

*Gerente de Projetos e Operações de E-Commerce da Aunica, agência especializada em marketing para e-commerce.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.