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Você conhece a NRF Retail’s Big Show?

Tudo o que você precisa saber sobre a maior feira de varejo do mundo.

Nem todo mundo conhece, mas cada vez mais quem trabalha no varejo ouve falar da feira da NRF. Mas que feira é esta? Por que ela é tão importante? E o que é a NRF?

A NRF é a National Retail Federation, ou seja, a Federação Nacional do Varejo, a maior associação comercial do mundo. É uma instituição com mais de um século de existência que representa lojas de departamento, de desconto, especializadas, comerciantes, supermercados, atacadistas, restaurantes, varejistas de Internet nos Estados Unidos e outros 45 países. Ela é comprometida em defender pessoas, políticas e ideias para fazer o varejo prosperar. Atua juntamente com um braço filantrópico que defende o varejo, unindo, educando e inspirando o setor. Além disto, faz pesquisas, mostra tendências do mercado, tem programas de desenvolvimento e realiza eventos varejistas durante o ano. Um dos eventos realizados pela NRF é o Retail’s Big Show, a maior feira e conferência de varejo do mundo.

O que é Retail’s Big Show?

Retail’s Big Show é um evento anual que acontece durante três dias de janeiro na cidade de Nova Iorque. Já está na sua 107ª edição e consegue reunir milhares de participantes (37 mil), varejistas (16 mil), expositores (mais de 700) de mais de 99 países para trazer o que há de mais atual no mercado varejista. Conta com uma infinidade de atividades como palestras, workshops. Tem uma programação rica de conteúdo, com personalidades importantes e muitas tendências para o setor.

NRF 2018
Photo by Jason Dixson Photography. www.jasondixson.com

Tendências apresentadas nos últimos eventos da NRF

De 2012 a 2014

O termo omnichannel*, que é a integração de canais para oferecer uma experiência de compra única para o cliente, começou a aparecer com força na NRF de 2012. Surgiu como tendência dos varejistas mais inovadores para atenderem as demandas dos consumidores influenciados principalmente pela Internet e o smartphone. Na época já se comentava que os compradores omnichannel gastavam mais (em torno de 20%) que os consumidores do multicanal (que gastam até 30% mais que os de um único canal) e que era preciso remover as barreiras entre a loja física, a virtual e o mobile. Atualmente esta tendência não pode mais ser ignorada por nenhum varejista, pois se tornou uma expectativa real dos consumidores.

Na edição da NRF de 2013 o tema omnichannel foi reforçado junto com a inovação e o uso da tecnologia para aumentar a experiência de compra do consumidor. As mídias sociais também foram citadas como importante ferramenta de marketing. Já em 2014 houve a consolidação das tendências apresentadas nos anos anteriores. Focou-se o empoderamento do consumidor e sua relação com os varejistas, o aumento da intersecção entre o varejo e a tecnologia. Como destaque aparecem o Cloud, Big Data e Computação cognitiva, e as vendas através dos dispositivos móveis.

De 2015 a 2016

Em 2015 a NRF mostra a consolidação do omnichannel, do Big Data, das tecnologias para relacionamento e para fazer seu cliente ter uma ótima experiência de compra. Ao mesmo tempo, reforça o investimento em aplicativos para gerar compras personalizadas e a importância das lojas físicas como canal de interação entre os clientes. Neste sentido, percebe-se que os varejistas que eram unicamente e-commerce começam a abrir ponto físico, como a Amazon.

A NRF de 2016 reforça que não existe mais fronteira entre online e off-line e que vivemos em um mundo digital. Começa a falar mais sobre a Internet das Coisas (IoT), Realidade Aumentada, Gamification. A tecnologia é projetada para ajudar a envolver os clientes durante todo o processo de compra. A entrega de personalização e experiências únicas para o comprador, assim como dos pagamentos móveis através de aplicativos que facilitam as transações, ganham força. O crescimento e relevância econômica dos Millenials, que se relacionam de forma diferente com o varejo e são mais adeptos as compras online e da boa experiência de consumo com simplicidade e excelência na execução, também tem destaque.

De 2017 a 2018

Em 2017 a NRF aborda as experiências digitais levadas para as lojas físicas. Tudo para fornecer uma vivência diferenciada, mantendo os benefícios de valor agregado do digital. Surgem novas interfaces de voz e chat, inteligência artificial, machine learning, realidade aumentada, “espelhos mágicos”, câmeras de mapeamento de clientes. Mostra a diminuição do tempo de atenção dos clientes e a tendência de conteúdo, contexto, comunidade e colaboração, buscando construir relacionamentos positivos com as marcas. Isto tudo influenciando também o futuro da publicidade.

Na NRF de 2018 a tecnologia foi o centro do palco, com as salas de exposição cheias de importantes fornecedores de soluções tecnológicas, mostrando a necessidade do varejista inovar. Foi reforçado como a Inteligência Artificial (AI) está impulsionando o crescimento do varejo e ajudando os varejistas a fornecer experiências envolventes e com interações personalizadas aos clientes. Assim como o deep learning e data analytics podem ajudar nas decisões de preço, seleção de produtos e pessoal. Aparece com força o conceito grab-and-go, que é entrar na loja, pegar o que deseja e sair sem contato com vendedores e caixa para pagamento. Foram apresentadas muitas tecnologias e como estas soluções beneficiarão as operações varejistas.

O que esperar da NRF 2019?

A NRF 2019 promete trazer mais sobre experiência e impacto no consumidor. Demonstrar que os varejistas tradicionais precisam de soluções não tradicionais e que os on-line precisam de uma presença off-line. Trará a chance de novas parcerias, experimentar melhores experiências e aprender com os varejistas que estão transformando o mercado. Alguns dos palestrantes que estarão presente são: J. Michael Evans, Presidente do Grupo Alibaba, o varejista chinês que está revolucionando o varejo. Rebecca Minkoff, Cofundadora e Diretora Criativa da Rebecca Minkoff, um dos melhores exemplos de loja conceito omnichannel. Eric Caballero, Vice Presidente e Gerente Geral da The Walt Disney Company. Chip Bergh, Presidente e CEO Levi Strauss & Co.

Quer saber mais sobre este evento?

Neste ano estaremos em Nova Iorque para ver de perto este grande evento e contar tudo que acontece por lá. Acompanhe nossas postagens nas redes sociais e no nosso blog e fique por dentro do que é tendência no varejo.

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*Saiba mais sobre omnichannel em: https://blog.ideiamais.com.br/category/multicanal-omnichannel/

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Sul.