Skip to main content

O Poder da Internet

À medida que a Internet ganha espaço, torna-se imprescindível estar conectado à rede para sobreviver no mercado. Os jovens internautas brasileiros estão hoje mais expostos à Web do que ao cinema. Segundo pesquisa do IBOPE, 46% dos usuários domésticos estão abaixo dos 25 anos.
O público da internet é composto, em sua maioria, por jovens das classes A e B, com grande poder de compra e influência sobre os gastos familiares com eletrônicos, alimentação e diversão. Além disto, segundo o IBOPE, existe o aumento do uso da Internet pelas classes D/E (11% entre maio e junho 2005). Estes usuários têm acesso na maioria das vezes nas escolas, no trabalho ou em casa de amigos e parentes. O IBOP/NetRatings, em pesquisa de junho de 2006, indica que, em média, cada adolescente entre 12 e 17 anos passou cerca de 43 horas por mês usando o seu computador e os internautas ativos ficaram em média 20 horas online. De acordo com a Nielsen//NetRatings os brasileiros são os que mais navegam no domicílio, superando inclusive americanos e japoneses.
 INTERNAUTAS DOMICILIARES ATIVOS* E HORAS NAVEGADAS**
 
Fonte: NetView – IBOPE//NetRatings
* Pessoas com 2 anos ou mais que navegaram na internet através de computadores no domicílio no mês
**Tempo médio de uso do computador pelos internautas brasileiros ativos no mês
Os jovens estão crescendo dentro de um ambiente bem mais digitalizado que a geração anterior e se relacionam com a Internet de maneira mais sofisticada que seus pais. Hoje em dia, tudo tem que ser muito rápido e imediato. Eles são dependentes do computador e da Internet. Tudo que eles precisam, pesquisam na Internet e sempre procuram estar atualizados com as novas tecnologias. As empresas precisam repensar a forma de falar com os seus consumidores, se não quiserem perder mercado no futuro. Os sites precisam de interfaces que tenham uma fácil navegação, interatividade e não apresentem dificuldades que levem os consumidores a abandoná-lo, além disto, devem ser atrativos para se destacar dos demais e prender a atenção dos jovens.
 

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora UniRitter e ESPM Sul.