Skip to main content
starbucks reserve roastery nyc

Starbucks: experiência e inovação

Em dezembro de 2018 inaugurou em Nova Iorque o Starbucks Reserve Roastery. A cafeteria já tinha esse modelo de loja na cidade de Seattle desde 2014 e em Shanghai abriu em dezembro de 2017. A ideia desse formato de loja é oferecer uma “janela” tridimensional para uma jornada do café. Com a abertura desse novo ponto, levou esse conceito de experiência e inovação para uma das maiores cidades do mundo.

A loja é composta por diversos ambientes, como diferentes tipos de bares, loja de presentes e objetos da marca Starbucks, espaço para tomar café, padaria, área de torração do café, enfim, locais que remetem ao café e a sua experiência da produção ao consumo.

A loja

Toda a loja do Starbucks Reserve Roastery é pensada para levar ao cliente uma experiência fantástica com muita inovação em serviços e tecnologia. No bar principal, que é o motor da experiência com o café, os mestres do café sugerem a bebida perfeita, fabricada em um método especialmente para o cliente. Esse café pode ser combinado com uma comida preparada na padaria da loja.

Padaria
Foto: Aline Autran

A loja também oferece o Experience Bar, que fica no andar de baixo da loja. Esse espaço procura aprofundar as experiências com café por meio de métodos exploratórios de fermentação e narração orientada pela origem, levando a uma experiência sensorial.

Experience Bar
Foto: Aline Autran

Existe também o espaço do “clacker board”, que tem um letreiro igual aos antigos de avisos de voos dos aeroportos. Nesse letreiro são mostradas informações sobre o tipo de café que está sendo torrado e eventos especiais na loja.

Clacker Board
Foto: Aline Autran

No Scooping Bar o cliente tem a oportunidade de escolher um café torrado no próprio Starbucks Reserve que é embalado no local na hora da compra.

Scooping Bar
Foto; Aline Autran

No andar superior tem o Arriviam Bar, local onde se prepara coquetéis inspirados e criados com café.

Arriviamo Bar
Foto: Aline Autran

A loja toda é cheia de espaços que convidam a experimentar e sentir os gostos e cheiros do café. Também tem uma área de produtos já embalados e onde é possível levar presentes e lembranças do Starbucks.

E tem a área da torração do café, espaço para experienciar o processo que o café passa para ficar com aquele cheiro e gosto especial. E para quem tem Apple é possível baixar o aplicativo que mostra os principais elementos dessa jornada, desde o plantio de uma árvore de café virtual até o seu preparo final, o servir o café.

O Starbucks Reserve e outros formatos da loja

Depois de alguns anos somente em Seattle, a Starbucks Reserve Roastery expandiu para Xangai e um ano depois para Nova Iorque. Atualmente já conta com lojas em Tóquio, Chicago e Milão, levando a experiência e inovação do mundo do café para os consumidores.

A Starbucks está sempre buscando inovar e levar experiências marcantes aos clientes. Novos formatos de suas lojas estão surgindo para atender as necessidades e desejos dos clientes. O mais recente modelo de loja é o Starbucks Now, uma loja projetada para o rápido atendimento, para aqueles clientes que já fizeram seus pedidos online, ou motoristas e entregadores que buscam os pedidos feitos via aplicativo. Isso demonstra o quanto a empresa está preocupada em entender a jornada de compra do cliente (cada vez mais omnichannel).

Starbucks na NRF: Retail’s Big Show

Por estar inovando, adaptando novos formatos, usando tecnologia, mas nunca esquecendo do consumidor, a Starbucks estará presente na NRF 2020. O CEO, Kevin Johnson, será keynote no dia 13 de janeiro. Falará sobre o papel das experiências e conexões compartilhadas no ambiente de varejo moderno, mostrando que a emoção e a conexão humana não podem ser negligenciadas com a tecnologia e a modernização do varejo.

Nesse mesmo dia, Dave Estlick, Diretor de Segurança da Informação do Starbucks, falará, junto a outros líderes de segurança cibernética do varejo, do poder da colaboração no setor de segurança cibernética. A ideia dessa sessão é discutir os aspectos de segurança e debater se é possível que os varejistas sejam colaborativos (e não competitivos).

Uma marca tão inovadora e representativa, vale a pena acompanhar! Quem tiver oportunidade, veja na NRF 2020 os insights que serão apresentados por seus executivos. E quem não puder estar presente, acompanhe pelas redes sociais e notícias na imprensa digital. Afinal de contas, bons exemplos são inspiradores!

Aline Autran de Morais

Mais de 25 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS. Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial.