Skip to main content

O impacto do CRM na satisfação e fidelidade do cliente

O Customer Relationship Management (CRM) é um conjunto de estratégias que atua no relacionamento da empresa com o seus clientes. Com o auxílio de softwares, o CRM pode impactar na satisfação e fidelidade do cliente.

Com o surgimento das novas tecnologias e canais digitais, com maior oferta de produtos e serviços, conquistar a lealdade dos clientes ficou mais difícil. Por isso, desenvolver esse relacionamento mais profundo e duradouro com seus consumidores é a melhor maneira de conseguir ganhar sua fidelidade.

Além disso, a pandemia da Covid-19 modificou ainda mais o comportamento do consumidor, reforçando a necessidade de criar meios de atrair e reter clientes para garantir a sobrevivência no mercado e expansão dos negócios.

O CRM

O CRM pode ser visto como uma importante estratégia do marketing de relacionamento para impulsionar a satisfação e fidelidade do cliente. E, um cliente satisfeito tende a retornar à loja, a comprar mais produtos e a indicar a empresa. Essa recorrência de compras que torna-o fiel.

Através desse contato constante com os clientes as empresas podem identificar oportunidades de melhorias e ofertar seus produtos com maior precisão.

A gestão do relacionamento com o cliente e sua satisfação

A compreensão do seu cliente e a criação de uma relação com base nesse reconhecimento ajuda na sua satisfação. Porém, somente a satisfação do cliente pode não levar a fidelidade ou ao aumento da sua rentabilidade e na sua retenção.

Percebe-se que ao atender as expectativas do seu cliente, a empresa consegue gerar satisfação. Contudo, a empresa precisa ter uma marca confiável e de boa reputação para impactar positivamente na fidelidade do cliente. E, tendo uma boa reputação, atrai mais facilmente clientes fiéis. Mas para melhorar significativamente a sua fidelização é importante trabalhar a gestão do relacionamento com o cliente.

CRM para estreitar o relacionamento e gerar fidelidade

A gestão do relacionamento com o cliente pode ser feita através do uso de ferramentas de CRM. No entanto, o CRM não pode ser visto como apenas o uso de sistemas de tecnologia da informação. Ele deve ser uma iniciativa estratégica da empresa, com o objetivo de criar, desenvolver e aprimorar o relacionamento com o cliente.

A gestão deve ter uma coordenação entre tecnologias, procedimentos e departamentos da empresa, para dar suporte ao relacionamento. O foco deve ser em melhorar o valor percebido pelo cliente e gerar maior rentabilidade do negócio.

Uma ferramenta de CRM, usada de forma adequada e estrategicamente, contribui para estreitar o relacionamento. E, ao manter esse relacionamento com qualidade e em longo prazo, fomenta a fidelização.

Ao estreitar esse relacionamento e gerar a fidelidade, as empresas acabam obtendo melhores resultados econômicos. Ao saber gerir a sua base de cliente, identificando suas necessidades, possibilita diminuir custos de marketing e de retenção de clientes. Também permite direcionar melhor as ações de marketing e manter os clientes mais lucrativos.

Para isso, é preciso identificar, diferenciar e interagir com seus clientes, personalizando a comunicação e ações de marketing. Essas ações são conhecidas pela sigla IDIP (Identificação, Diferenciação, Interação e Personalização).

Resultados de um bom CRM, além da fidelidade do cliente

Com o uso do CRM é possível criar segmentos de clientes que compartilham comportamento ou interesses semelhantes. Isso permite direcionar produtos, estratégias de marketing ou ações específicas, fornecer ofertas personalizadas e aumentar eficácia de suas campanhas de marketing.

O CRM tem potencial para ajudar as empresas a conquistar novos clientes, reter os existentes e maximizar seu valor vitalício. A busca pela satisfação dos clientes e a melhoria contínua do seu relacionamento com a empresa pode ser visto como um determinante crítico para obter vantagem competitiva no mercado.

Aline Autran de Morais

Mais de 25 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS. Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial.