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Crescimento vendas no e-commerce em 2021: 48,41%

As vendas no e-commerce no ano de 2021 tiveram um ótimo resultado. O faturamento em reais cresceu 48,41% e a quantidade de vendas online aumentou 35,36%. Dados apresentados pela MCC-ENET, parceria do Compre & Confie e do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Esse resultado é baseado em um conjunto de indicadores de vendas do mercado online brasileiro, que inclui todas as vendas de bens de consumo e entretenimento, excluindo dados de MercadoLivre, viagens/turismo, anúncios (veículos, imóveis, etc.), e aplicativos de transportes e alimentação.

Faturamento online

O faturamento das vendas no e-commerce no mês de dezembro (2021), comparado com o mesmo mês em 2020, teve alta de 16,52%. No entanto, comparando as vendas entre novembro e dezembro, houve uma queda de -39,50%. Em contrapartida, no acumulado do ano de 2021, o crescimento foi de 48,41%.

Fonte: MCC-ENET – índices econômicos calculados com base no faturamento online (em reais) – www.mccenet.com.br

Participação das vendas do e-commerce no comércio varejista

Mesmo com a reabertura das lojas físicas, no pós-quarenta devido ao Covid-19, o faturamento das vendas do comércio eletrônico continuou aumentando. Percebeu-se uma mudança no comportamento dos consumidores, no qual continuaram comprando através da Internet.

Em 2018 as vendas do e-commerce em relação ao comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção) representavam em torno de 5%. Em novembro de 2021 essa participação chegou a 17,9%, um recorde de penetração das vendas online. Já no acumulado dos últimos 12 meses a participação das vendas do e-commerce está em torno de 12%.

Fonte: adaptado de www.mccenet.com.br

Nota-se que desde o início da pandemia há uma maior representação das vendas do comércio eletrônico nas vendas gerais do varejo, conforme pode ser visto no gráfico da Participação do E-Commerce no comércio varejista IBGE.

Fonte: MCC-ENET – Informações de Vendas Online no período – www.mccenet.com.br

Participação categorias nas vendas no E-Commerce

Em relação a participação das vendas no e-commerce por categoria, em novembro de 2021, ficou da seguinte forma:

Fonte: www.mccenet.com.br

Os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação foram os que tiveram maior participação (43,4%). Após, móveis e eletrodomésticos, com 28%. Bem mais abaixo, tecidos, vestuário e calçados com 10,2%, seguidos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, 6,9%.

Outros artigos de usos pessoal e doméstico participaram com 5,6% e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com 3,8%. Por último, ficou livros, jornais, revistas e papelaria com 2,1%.

Consumidores do E-Commerce

O relatório do MCC-ENET também traz informações da quantidade de consumidores do e-commerce por período trimestral. A penetração de consumidores na população de internautas no Brasil no período de Outubro a Dezembro de 2021 foi de 18,50%.

Comparando com o mesmo trimestre de 2019 percebe-se um bom aumento no número de internautas brasileiros que realizaram ao menos uma compra online (era 13,7%).

No trimestre de Julho a Setembro de 2021 essa penetração foi de 16,70% (era 11,3% em 2019). Já em Abril a Junho (2021) estava no mesmo patamar do trimestre do final do ano, 18,50%.  Porém, em 2019 essa penetração era de 10,1%.

A participação das vendas do e-commerce continuam com tendência de alta e se mantém o aumento de novos consumidores virtuais. Essa evolução do mercado online traz muitas oportunidades para os varejistas, principalmente aqueles que conseguem trabalhar os diversos canais de vendas no modelo omnichannel.

Fonte dos dados: https://www.mccenet.com.br/

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.