O E-bit e o Buscapé divulgaram os resultados da Black Friady do dia 28/11/2014. Apesar do alto crescimento, que ficou 51% acima do ano passado em número de pedidos, o resultado ficou um pouco abaixo do esperado. Contudo, os números apresentados são bem animadores!
Em um único dia foi vendido R$ 1,16 bilhão. A previsão era de crescer 56% e vender R$ 1,2 bilhão. Foram 2,2 milhões de pedidos online, abaixo da expectativa de 3,37 milhões, mas com um tíquete médio de R$ 522,00. Aumento de 32% no valor do tíquete médio em relação a 2013. Esta elevação do preço de compra foi muito acima do esperado e demonstrou que os e-consumidores estão mais confiantes nesta data e na possibilidade de efetuar bons negócios.
O número de consumidores únicos foi de 1,2 milhão, sendo que 18% destes realizaram compra na internet pela primeira vez. A geração destes novos consumidores pela Black Friday traz um potencial de compradores online frequentes. Diferente do comportamento de compra dos dias normais de vendas pelo e-commerce, na Black Friday a categoria que mais vendeu foi a de Telefonia e Celulares, depois Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos.
Números do Black Friday Primeiro semestre 2014
Fonte: profissionais do e-commerce.
Comparando com dias normais de vendas, o crescimento é impressionante. Usando como base a última sexta-feira do mês de outubro de 2014, aumentou 867% no faturamento, 619% na quantidade de pedidos e 536% em número de consumidores únicos. A Black Friday é hoje o evento mais importante no e-commerce e tende a continuar crescendo ano após ano. As empresa participantes devem estar atentas a esta data e se adequarem a mesma para conseguir reduzir o número de reclamações no Procon e no Reclame Aqui, que também aumentaram neste ano, e acabar definitivamente com a imagem de “Black Fraude” que ainda existe devido a lojistas que agem de má fé.