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Balanço do E-commerce 2007

A cada ano o comércio eletrônico está superando as expectativas de crescimento e conquistando novos clientes. De acordo com a e-bit no primeiro semestre de 2007 cresceu 49% em relação ao mesmo período do ano anterior, movimentando mais de R$ 2,6 bilhões (excluindo-se passagens aéreas, automóveis e sites de leilão).  Alguns fatores foram fundamentais para este excelente desempenho, tais como: entrada de novos e-consumidores, aumento da frequência de compra dos usuários e a escolha de produtos com maior valor agregado.

No Natal espera-se manter o crescimento em torno de 45% em relação a 2006 e vender aproximadamente R$ 1 bilhão. Em dezembro de 2006, segundo a e-bit, cerca de 7 milhões de pessoas já tinham utilizado a internet para comprar. Hoje já são mais de 8 milhões de pessoas que fizeram pelo menos uma compra pelo comércio eletrônico. Além disto, os usuários estão comprando mais vezes. Em maio deste ano 11% das pessoas responderam que realizaram mais de dez compras nos últimos seis meses.

O outro grande fator de influência no alto crescimento do e-commerce, além do aumento da base de compradores e do número de vezes que compram, é que os consumidores gastaram mais. A média do valor gasto nos seis primeiros meses ficou 3% acima do ano anterior, com um valor de ticket médio de R$ 296,00.  Segundo a e-bit/PwC o índice de satisfação dos clientes de e-commerce no primeiro semestre de 2007 foi de 87%, sendo que 84% dos consumidores disseram que voltariam a comprar na mesma loja onde já efetuaram compra pela internet.

A comodidade, facilidade de comparação de preços, os preços baixos e o maior número de consumidores são os fatores que impulsionarão as vendas neste Natal. Neste período o preço médio deverá ficar em torno de R$ 300,00 e espera-se atingir recordes de vendas. Na pesquisa de intenção de compra do Provar (Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração), em parceria com o Canal Varejo, dos 2.000 consumidores entrevistados, 85,5% têm intenção de comprar pela rede. Os produtos mais vendidos deverão ser os eletrônicos, celulares, computadores, notebooks, minigames, MP3 players e televisores plasma e LCD, mas os livros, CDS, DVDS e vídeos continuaram com boa procura.

O primeiro semestre de 2007 teve excelentes resultados para o comércio eletrônico e o Natal promete ser muito bom. Com estes resultados, o faturamento total deverá ficar em torno de R$ 6,4 bilhões. Todas as previsões feitas estão sendo atingidas, o que comprova que o e-commerce veio para ficar.

*Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.