Atualmente a internet se tornou a principal plataforma para a divulgação de empresas e produtos. Quando se trata de serviços, devemos ter em mente que na divulgação no meio digital o profissional é o produto a ser vendido e, por isso, precisa prestar atenção em alguns fatores.
Saber como lidar com os negócios na internet é tão importante quanto oferecer produtos e serviços de qualidade.
Por ser um meio que está ganhando cada vez mais consumidores, pois só no ano de 2020 as vendas online aumentaram cerca de 50%, a concorrência está cada vez mais acirrada e a visibilidade da sua empresa pode ser comprometida.
Soma-se a isso o fato de que você não só terá que provar a qualidade do serviço oferecido, mas também comprovar as credenciais que faz de você o melhor profissional a realizá-la.
É exatamente por esses motivos que iremos apresentar algumas técnicas a serem utilizadas para que a venda de seus serviços seja eficaz e alcance os resultados esperados.
O que você precisa considerar ao vender seus serviços?
Torne o seu serviço tangível
Uma das particularidades de se vender serviços online é que esse é um tipo de produto em que as pessoas não poderão tocar, cheirar ou avaliar as características para decidir se realmente vão querer ficar com ele.
Se você tem uma empresa de poda de árvores, por exemplo, como o cliente saberá que seu serviço é exatamente o que ele procura se não é tão fácil analisar as especificações dele?
Além disso, nesse caso, você está vendendo as suas habilidades e não um objeto físico.
Sendo assim, você precisa convencer as pessoas que mesmo sem ver você elas podem confiar na qualidade do seu serviço.
No caso do exemplo acima, é preciso vender não o serviço de podagem de árvores, mas os benefícios que ele traz, como harmonização do ambiente, podagem de árvores em áreas de risco com fiação e vias públicas, entre outros.
Valorize o seu serviço
Como nós dissemos no começo deste texto, ao divulgar seus serviços você deve, antes de tudo, vender as suas habilidades. Por isso, se valorizar é algo primordial para se destacar.
Tenha em mente que para desenvolver as competências necessárias para o seu serviço você investiu tempo e dinheiro. Sendo assim, sua imagem pessoal deve ser trabalhada tanto quanto da sua empresa.
Uma empresa de reforma, por exemplo, está vendendo não só suas soluções para as necessidades dos clientes, mas também todos os anos de preparo e experiência.
Sendo assim, as estratégias de divulgação devem focar nos profissionais da empresa a fim de gerar autoridade para vender os serviços online.
Demonstre autoridade
E por falar em autoridade, esse é um dos principais fatores a ser considerado quando você for divulgar seus serviços online. Isso significa trabalhar a imagem da sua empresa com o objetivo de transmitir confiança para o seu consumidor. E isso é muito importante, porque sem confiança o cliente não irá abrir as portas da casa dele para que o seu serviço seja feito.
A credibilidade é de suma importância não somente para os clientes, mas também para os fornecedores e o mercado. Lembre-se que ninguém quer investir (caso você precise) em uma empresa que não tem credibilidade comprovada.
Sendo assim, preste atenção nas seguintes questões:
- Seja específico sobre o serviço que você está oferecendo;
- Coloque cases de sucesso no seu site;
- Inclua depoimentos e testemunhos de clientes para comprovar a satisfação dos serviços prestados;
- Destaque as suas credenciais: principais clientes, diferenciais, garantias oferecidas, qual o mercado de atuação, certificações e prêmios conquistados, entre outros;
- Seja acessível: coloque as informações de contato de maneira visível, destacando o e-mail, endereço, telefone, redes sociais, etc.;
- Descreva como possíveis crises foram resolvidas, caso tenham acontecido;
- Tenha um blog para postar conteúdos relevantes sobre a sua área e, assim, mostrar que você tem a expertise necessária para realizar os trabalhos.
Defina seu público
De nada adianta construir um plano de marketing se você não sabe exatamente o perfil das pessoas que se interessam pelos seus serviços.
Sendo assim,definir o seu público-alvo faz parte do processo de captação de novos clientes. Afinal, quando você o define, também está aprendendo um pouco mais sobre as necessidades dele e o que você pode ofertar para melhorar o seu serviço.
Pense, por exemplo, em uma empresa de dedetização. Se ela é especializada em dedetização residencial, não faz sentido voltar suas ações de vendas para empresas, já que são públicos totalmente diferentes.
Os equipamentos, infraestrutura e até infraestrutura são diferentes entre os dois casos. Basta pensar que uma dedetização escorpião para corporações têm uma escala muito maior do que em residências. Sendo assim, não é vantajoso focar nos dois segmentos.
Para fazer a definição do seu público-alvo pense nos seguintes fatores:
- Quem normalmente quer adquirir o seu serviço;
- Quais os problemas deseja resolver, ou seja: quais as soluções que seu serviço oferece aos clientes;
- De onde ele é – e demais características pessoais, como idade, profissão e cargo, gênero, organização familiar, entre outros;
- Quais os diferenciais que a sua empresa oferece ao cliente para solucionar essas questões de maneira efetiva e em bom tempo hábil;
- Entre outros.
Use a Internet a seu favor
O marketing digital tem como principal característica a versatilidade. Na internet você pode contar com diferentes plataformas e mecanismos para fazer um plano de divulgação bem estruturado.
Tenha em mente que hoje existem muitas pessoas conectadas à rede e que grande parte delas agora usa a internet para procurar aquilo de que precisam, inclusive serviços. Por isso, invista em um material de qualidade a ser feito e compartilhado nas redes sociais e em outras mídias.
No caso das redes sociais, elas funcionam como uma espécie de vitrine virtual, por isso, o seu perfil deve estar sempre atualizado com dados importantes da sua empresa.
Além disso, procure apostar na produção de materiais ricos, como posts para blog, ebooks, pequenos vídeos nas redes sociais, entre outros. Assim, você aumenta a credibilidade da sua empresa.
Pense, por exemplo,em uma empresa de paisagismo que tem um blog sobre o assunto. Ela desperta a atenção dos internautas que procuram sobre paisagismo na internet.
Assim, ao dar dicas e tirar dúvidas sobre o tema ela se torna uma fonte de informações, que mais para frente também se torna a alternativa mais conhecida e confiável do usuário. Assim, ao decidir quem irá fazer o projeto de paisagismo da sua residência ou empresa o cliente estará predisposto a acolher essa empresa.
Invista em profissionais do marketing
Ao contrário do que muitos pensam ter resultados positivos por meio da internet, não se resume a aumentar seguidores nas redes sociais. Até porque muitas vezes eles são apenas números e não clientes em potencial.
É por esse motivo que para vender serviços é preciso não só apostar nas estratégias citadas acima, mas também em profissionais que entendam de divulgação.
São eles que irão apontar os melhores caminhos a serem seguidos, as estratégias mais e eficazes para os seus objetivos e colocar tudo em prática.
Por sorte, nos dias de hoje contar com especialistas em marketing se tornou muito mais fácil. Isso porque existem agências de todos os tamanhos e voltadas para os mais diferentes perfis de clientes e segmentos, além de especialistas autônomos.
Sendo assim, procure ajuda de quem entende do assunto e não deixe de você mesmo estudar mais a fundo sobre como vender serviços na internet. Afinal, como frisamos ao longo desse conteúdo, o produto a ser vendido é você, e, por isso, é necessário que você tenha um cuidado especial com a sua imagem na internet.
Conteúdo produzido por Business Connection