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Infoprodutos: Saiba o que é e como disponibilizá-los pode ajudar a sua empresa

Nos últimos tempos temos visto a internet tomar uma importância cada vez maior nas nossas vidas. Seja na venda e compra de produtos ou na busca por informações importantes sobre praticamente todos os assuntos, nossas ações constantemente passam pelo digital.

Diante  das oportunidades disponibilizadas pela internet, a informação de qualidade tem sido cada vez mais valorizada. Tanto é assim que as empresas começaram a investir em materiais ricos para atrair novas oportunidades de negócio. 

A partir desse cenário surgiu um novo tipo de produto, os infoprodutos. 

A seguir, descubra sobre essa inovação digital e como ela é vantajosa para a sua empresa. 

Afinal, o que é um infoproduto?

Infoproduto nada mais é do que um produto digital, que de forma gratuita ou paga, é distribuído pela internet. 

Ele busca atender as necessidades e resolver problemas da audiência. Ou seja, nada mais é do que materiais que oferecem informações relevantes sobre determinado tema e podem ser baixados ou consumidos de forma online.

Os infoprodutos são ofertados de maneira mais simples, pois estão sempre disponíveis na plataforma, exigindo apenas da empresa esforços de distribuição e suporte, além da divulgação.

Como os infoprodutos podem ser acessados a qualquer hora e lugar, o retorno financeiro com essa prática costuma ser alto. 

Existem diversos formatos que se adequam a diferentes públicos e objetivos das empresas. Acompanhe abaixo alguns exemplos.

Como os infoprodutos podem ser usados no e-commerce?

Agora que esclarecemos o que é o infoproduto você deve estar se perguntando como esse tipo de material pode ser vinculado ao e-commerce. 

Bom, as lojas virtuais são responsáveis, principalmente, por comercializar produtos físicos. Contudo, o infoproduto é mais uma ferramenta para atrair novos clientes e ajudar no reconhecimento da marca. 

Para se ter uma ideia da sua relevância, basta pensarmos no grande papel que o Marketing de Conteúdo têm tido nas estratégias de divulgação na internet. Hoje, é praticamente impossível se destacar no ambiente online sem um blog ou a produção de conteúdos relevantes nas redes sociais que vão além do anúncio de produtos e promoções. 

Isso porque, os infoprodutos estão dentro do Marketing de Conteúdo, cujo objetivo é justamente fornecer informações importantes do segmento em questão a fim de educar o público, demonstrar autoridade no ramo e conquistar a confiança do consumidor.

Por exemplo, se uma loja virtual é responsável por vender produtos de construção, uma forma de agregar valor à marca é distribuindo um e-book dando informações sobre  empresas de construção civil

Além disso, se o e-book for agregado à compra, a loja pode usar o email marketing para apontar sua distribuição após um certo valor em compras. 

O mesmo pode ser feito com outros formatos e outros segmentos do mercado. Essa estratégia abre o caminho para que as outras estratégias de marketing e vendas tragam mais lucros justamente por sua alta valorização. 

Tipos de infoprodutos

Dentre os formatos de infoprodutos estão texto, áudio e vídeo, todos com o intuito de educar a audiência e elevar os lucros da empresa. 

Cada um possui suas características, o que faz necessário ponderações para determinar qual é a alternativa que mais se adequa ao perfil do público em questão, da empresa e dos objetivos.

Veja os principais tipos de infoprodutos para você criar:

Ebooks

Esse formato nada mais é do que um livro digital. Dentre suas maiores vantagens estão a sua popularidade e facilidade de ser produzido.

Por meio dele é possível oferecer conteúdos relevantes ao público, sempre de acordo com o perfil da pessoa de cada empresa. Além disso, um ebook geralmente apresenta informações detalhadas, porém práticas e com explicações precisas. 

Para você ter um exemplo de aplicação desse formato, imagine o seguinte cenário: 

A fim de fazer com que as pessoas entendessem melhor sobre o seu nicho de atuação, uma papelaria focada em artigos para escritórios resolveu fazer uma série de ebooks para falar sobre temas do mundo corporativo.  

Dentre os temas abordados estavam o gerenciamento de escritórios de advocacia, empresa de consultoria tributária, Assessoria tributária e dicas para a organização do almoxarifado desses tipos de empresa. 

O exemplo acima mostra que quando se trata da produção de conteúdos, o varejo e o comércio podem usar a criatividade para trazer informações relevantes sobre o seu meio e também fugir do óbvio. 

Whitepapers

O formato é parecido com o ebook em termos de conteúdo, porém são como um grande artigo. O whitepaper não tem muito foco no design gráfico, pois foca em conteúdos mais densos com pesquisas e estatísticas. 

Geralmente esse tipo se enquadra para a área acadêmica, sendo mais textual se concentrando na informação aprofundada que oferece. 

A empresa do exemplo acima pode buscar parcerias com especialistas da área corporativa para elaborar conteúdos sobre Assessoria contábil e tributária, por exemplo. E ao longo do artigo colocar CTAs para chamar o leitor ao site da papelaria. 

Webinars

Nesse tipo, o formato é o vídeo. Geralmente são eventos digitais que oferecem palestras e/ou workshops ao vivo. 

Apesar da distância, os espectadores podem interagir com os palestrantes em tempo real com a vantagem de que não é preciso muitos gastos com estrutura física.

Essa alternativa é um pouco mais restrita, pois não são todas as empresas, principalmente no varejo e e-commerce, que tem público ou infraestrutura para elaborá-la.

Mas, apesar disso, o webinar pode ser uma ótima oportunidade de humanizar a sua loja. Como empreendedor você certamente tem muitas dicas para dar àqueles que querem montar uma loja ou estão no começo dos negócios.

Sendo assim, montar um webinar para falar de empreendedorismo e o que é necessário para montar um negócio –  alugar salão comercial, plano de negócios, estratégias de marketing , entre outros – mostrará que por trás da sua empresa existe alguém que realmente entende do assunto e trabalha com seriedade. 

Podcasts

Nesse tipo de infoproduto os conteúdos são gravados e fornecidos em áudios para o público, como se fosse um programa de rádio, só que mais nichado. 

Esse formato é perfeito para o público que tem uma rotina corrida ou se concentra mais ouvindo, e que, ao mesmo tempo, não abre mão de um conteúdo relevante. 

Videocasts

Um tipo que vem crescendo nos últimos tempos, os videocasts são apresentados em formato de vídeos.

Em termos de conteúdo, eles são muito parecidos com os podcasts, pois se concentram em assuntos bem segmentados e funcionam como um bate-papo entre os apresentadores e seus convidados.

Esse formato é muito usado nas estratégias de marketing como técnica de marketing de conteúdo.  

Cursos online

Um infoproduto mais usado no momento são os cursos online, afinal nesse tipo podem ser incluídos outros formatos para complementar a tração do público.

Com o domínio total de um assunto específico, é possível criar aulas e desenvolver seu próprio curso online. 

Screencasts

Um outro tipo com formato de vídeo, os screencasts são vídeos gravados apenas da tela do computador.

Ou seja, é uma apresentação em que o público vê apenas a tela do computador de quem está apresentando. Eles são mais comuns em demonstrações que ensinam a usar um software, ou algo do tipo. 

Ferramentas

Outro tipo, porém diferente dos descritos acima, são as ferramentas. Esse infoproduto não foca na criação de conteúdo, mas sim em ajudar.

As ferramentas auxiliam e facilitam uma determinada tarefa, como na terceirização do financeiro, criando alto valor para o público e gera lucro aos negócios. 

Vantagens dos infoprodutos para a sua empresa 

  • Baixo custo 

Os infoprodutos possuem um baixo custo para suas produções, além de não exigirem fretes.

Outra vantagem aqui é que não é preciso um espaço físico e nem uma grande equipe, o que deixa toda a criação do infoproduto barata.

  • Facilidade na criação

Pelos formatos já vistos é possível identificar que para criar um infoproduto não há grandes dificuldades.

Não precisa de muitos recursos, muitas vezes basta apenas um computador, um celular e internet.

  • Alta demanda 

Sempre terá alguém em busca de conhecimento e de novos conteúdos, por isso, a demanda em infoprodutos sempre é alta e recorrente.

Sendo assim, os infoprodutos tem longos prazos de validade e rentabilidade.

  • Taxa alta de alcance 

Os infoprodutos possuem altas taxas de alcance por estarem disponíveis ao público 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A plataforma onde é inserido um infoproduto funciona como um canal potencializador, onde os consumidores têm contato com a marca apenas por visitar a página para outros fins.

Isso quer dizer que, no caso dos exemplos anteriores, apenas ao pesquisar por “assessoria contábil” uma pessoa pode chegar, mesmo que sem querer, ao seu material e até descobrir produtos e serviços, como é o caso da papelaria.

O fato dela já ter demonstrado interesse no assunto por meio da pesquisa já a torna predisposta a comprar ou baixar o seu infoproduto.

Etapas para definir seu infoproduto

  • Escolha o tema 

A primeira etapa é escolher qual tema deseja abordar em seus conteúdos. Para isso, reflita sobre assuntos de interesse comum entre você e seu público.

É necessário haver um equilíbrio entre o que seu público se interessa e os assuntos que você domina e se sente confiável para abordar.

Por exemplo, uma loja de artigos esportivos pode produzir conteúdos sobre saúde e bem-estar. Se a loja for especializada em artigos para academias de luta, como uma academia de Muay Thai ou judô, é interessante falar também sobre esse universo.

  • Defina o formato

Como demonstramos acima existe uma infinidade de infoprodutos. Sendo assim, para não correr o risco de investir tempo e recursos em formatos que não são os ideias para a sua realidade, entenda profundamente o seu público.

É dessa forma que você irá fazer uma escolha certeira e que atenda as preferências de quem vai consumir seus conteúdos.  

  • Produza conteúdos de qualidade 

Tenha em mente que apesar de visualmente bonitos e uma boa divulgação, são os conteúdos que irão atrair o público ao seu infoproduto. Assim, eles devem ser originais e de qualidade.

Pesquise boas referências, analise o melhor tipo de linguagem que irá usar, tenha uma preparação para a produção de seu conteúdo, afinal, é ele quem determinará o sucesso de seu infoproduto.

  • Construa uma boa apresentação 

Por melhor que seja seu conteúdo, a maneira com que ele é apresentado também conta muito. O design e a organização das informações são o que causarão a primeira impressão do público.

Se você vende artigos automotivos e vai distribuir um books sobre alinhamento  balanceamento e cambagem, garanta que todas as informações estejam bem estruturadas e como uma ordem lógica.

Além disso, o design deve ter elementos automotivos para deixar claro, mesmo visualmente, que aquele conteúdo é desse segmento.

  • Automatize o marketing

Os infoprodutos fazem parte do funil de vendas, já que eles também são responsáveis por nutrir os leads e fazê-los avançar pela jornada de compra.

Mas para que a oferta de conteúdos seja eficaz, é preciso que ela seja feita no momento certo e esteja integrada com as outras estratégias.

Sendo assim, é indispensável apostar em ferramentas de  automação de marketing para fazer uma distribuição certeira.

Tais ferramentas auxiliam na automação de emails marketing, com envios semanais de e-books e posts do seu blog, por exemplo.

Outra vantagem é a segmentação da sua base. Para enviar os infoprodutos para o perfil correspondente é importantíssimo separar seus contatos por estágio do funil, cargo ou qualquer outro dado pertinente às suas estratégias.

Além disso, por meio da automação fica mais fácil fazer testes para determinar quais formatos e temas funcionam melhor com o seu público.

As plataformas disponíveis também permitem enviar duas versões de um mesmo material (e-mail, landing page, e-book, etc) para uma parcela da sua audiência e, assim, enviar em maior escala aquela que tiver melhor desempenho. 

Aplique o infoproduto em sua empresa

Os infoprodutos são uma das maneiras mais modernas de empreender na internet. Coloque em prática tudo que aprendeu neste artigo e estude mais sobre o assunto para aplicar um infoproduto em sua empresa e conquistar o sucesso. 

Conteúdo produzido por Business Connection