O e-mail marketing é a utilização do e-mail como uma ferramenta de comunicação e marketing. É uma ótima estratégia de relacionamento com os clientes. Existem diversas formas de se comunicar por e-mail, seja através do envio de informativos, de malas diretas eletrônicas ou de newsletter. A utilização desta ferramenta, muitas vezes confundida com spam, pode alavancar vendas e trazer excelentes resultados, não somente numéricos, mas também para a fidelização do cliente.
Vantagens do e-mail marketing
Existem muitas vantagens do e-mail marketing em relação a outras ferramentas existentes no mercado. A agilidade, a facilidade de medição de retorno, através de estatísticas que indicam quantas pessoas receberam, quantas visitaram o site, quantos e-mails retornaram por erro, entre outras informações. E a interatividade oferecida ao cliente, através de links, são algumas delas.
Além disto, o e-mail marketing tem um baixo custo. O importante é enviar e-mails que sejam de interesse do cliente, com conteúdos pertinentes, que agreguem valor ao seu negócio e com qualidade de informação. É preciso levar em consideração que o e-mail não é uma ferramenta de comunicação em massa e por isto deve ser direcionado e segmentado de acordo com os interesses de cada cliente. Deve-se explorar o relacionamento!
Embora tenha uma crescente utilização no mercado, o e-mail marketing ainda é recente. Todas as empresas poderão fazer uso desta ferramenta, desde que de forma ética, responsável, com assuntos relevantes e não promovendo spam. Para isto, é preciso contar com empresas sérias, profissionais e capazes de desenvolver campanhas que tragam um retorno positivo e que gere um excelente relacionamento com o seu cliente.