Por Aline Autran de Morais*
O futuro do varejo está na integração do online e off line. Está na experiência de compra, em conhecer o seu cliente, saber suas preferências e gostos e em atender onde, quando e como ele quiser. Este vídeo da Motorola (em inglês) fala um pouco sobre isto e em como o varejista deve criar esta experiência de compra para o varejo físico.
Para muitos varejistas isto pode parecer um pouco distante, mas é o futuro do comércio. É preciso usar a tecnologia e as informações que são mensuráveis no virtual como aliada no físico. O físico e o virtual são complementares, e quem souber trabalhar bem com os dois meios vai ter destaque no mercado.
*Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais.