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Nike House of Innovation

Inovação e experiência: Nike House of Innovation

A loja Nike House of Innovation, na Quinta Avenida, em Manhattan, Nova Iorque, traz para os consumidores inovação, design de produtos, design multimídia, arquitetura, experiência. Essa loja, que foi aberta em novembro de 2018, busca mexer com as emoções, cativando e envolvendo todos os sentidos.

A House of Innovation substituiu a Nike Town, que era a loja inovadora da Nike, inaugurada em novembro de 1996 e que fechou suas portas no início de 2018. Antes de fechar a Nike Town, a empresa abriu no Soho, em 2016, um novo modelo de loja na qual melhorava as experiências oferecidas e agregava novas tecnologias. Provavelmente já estava testando a proposta do novo formato que iria abrir na Quinta Avenida.

A loja Nike House of Innovation

A loja House of Innovation é um espaço de seis andares voltada para o comércio omnichannel. Oferece o prazer de estar fisicamente, transcendendo a Internet através de experiência. É projetada para ser uma loja digital interagindo com os clientes através de dispositivos móveis. Permite o pagamento via celular, assim como possibilita obter informações sobre os produtos através de QR Code.

Expositor com QR Code
Foto: Aline Autran
Expositor com QR Code
Foto: Aline Autran

O QR Code também permite que o cliente peça um tamanho específico para provar. Ou ainda que você veja todos os produtos que compõem o look do manequim, com a disponibilidade e tamanhos existentes dos produtos na loja. De fato, o aplicativo da loja é um meio de tornar a compra mais conveniente, através da tecnologia, porém, sem perder o contato pessoal com a equipe de vendedores da loja.

Divulgação do aplicativo no interior da loja
Foto: Aline Autran

A loja é uma grande plataforma, que usa o físico e o digital. E o celular, pelo uso do aplicativo, é o companheiro que motiva os clientes a interagir nessa experiência. Isso possibilita a coleta de dados e informações que auxiliam no entendimento dos interesses dos clientes e adequações da loja com base nesses.

Além da tecnologia, a própria fachada de vidro da loja já é um atrativo, que torna o edifício vibrante, pois tem um efeito interessante ao passar por ele.

Co-criação

A tecnologia envolvida na loja torna a compra mais conveniente, no entanto, a marca não quer deixar de ser pessoal e portanto a loja traz experiências customizadas. Isso é muito em função dos consumidores estarem cada vez mais dispostos a co-criar.

Para tanto, logo na entrada da loja tem um laboratório de personalização. Neste espaço você pode escolher o Nike do estilo que deseja e customizá-lo com alguns detalhes específicos como a cor do laço, o Nike Swoosh (símbolo da Nike) e outros.

Já no quinto andar, tem o Nike Expert Studio, no qual tem disponível materiais, designers, marcadores e computadores para a criação do produto. Este setor é para os membros do NikePlus e conta com um especialista para te ajudar nas suas necessidades e gostos.

Entretanto, nem só de customização e personalização vive a loja. No subsolo existe a área dos itens mais vendidos na região. Esse espaço da loja foi pensado principalmente para os clientes nova-iorquinos, pois disponibiliza de forma ágil e prática os principais produtos. Além disso, os clientes podem fazer pedidos on-line e pegar seus produtos no espaço reservado a eles.

O farol

Um dos pontos mais impactantes da loja é o “farol” que tem logo na entrada da loja. É uma grande estrutura que se estende na entrada de cinco andares da loja (menos o subsolo). Esse equipamento projeta, em telas colocadas em todos os ângulos, vídeos e fotos dos atletas patrocinados da Nike. E traz, também, imagens dos novos produtos da marca.

Além das imagens, há sons que refletem a energia e barulho da cidade de Nova Iorque e do cenário esportivo. Essa estrutura chama a atenção do cliente e seus sons e imagens aguçam os sentidos.

A loja House of Innovation conta com outros espaços de experiência e inovação e é visita certa para quem vai para Nova Iorque. E, para quem estiver na NRF: Retail’s Big Show 2020, Stuart Hogue, VP Desenvolvimento de Mercado da Nike, estará no dia 14 de janeiro em um painel falando sobre como escalar em um mercado diversificado como o da Europa, oferecendo aos clientes o que eles precisam, online e offline.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.