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Os números da fraude no e-commerce em 2021

As tentativas de fraude no e-commerce crescem ano a ano. Pelo relatório da Konduto houve um aumento de 66,7% de fraude no comércio eletrônico de 2020 para 2021. Já no da Clearsale, houve um aumento de 74% da quantidade de tentativas de fraudes. Por isso é muito importante ficar de olho nos possíveis golpes que sua loja virtual pode sofrer.

A boa notícia é que, segundo dados da Konduto, houve um aumento de 100% no valor de danos evitados. Isso significa que R$ 7,2 bilhões em prejuízo e 25 milhões de tentativas de fraude foram evitados.

No entanto, todo o cuidado é pouco! Essa fraude no e-commerce só é evitada por sistemas de antifraude específicos ou empresas de soluções de pagamento que já contam com essa funcionalidade.

O que é fraude

De acordo com a ClearSale (2022), “a fraude é cometida por quadrilhas especializadas que buscam brechas em sistemas de segurança ou na inexperiência de ingressantes no mundo das transações online.”

Todas as transações que são classificadas como suspeitas ou confirmadas como fraude são consideradas tentativas de fraude. No entanto, os sistemas antifraude conseguem barrar muitas dessas tentativas e com isso reduzir o prejuízo dos lojistas.

Fraudes mais comuns

Existem diversos tipos de fraudes no e-commerce. As mais comuns são:

Fraude efetiva/limpa – a compra na loja virtual é feita utilizando dados roubados de cartões de crédito de bons consumidores. É uma fraude mais difícil de barrar pois as informações usadas são verdadeiras.

Fraude amigável – nesse caso, a compra é feita por algum parente ou amigo do titular do cartão, mas sem o consentimento do mesmo. Ao ver a compra, na fatura ou em mensagens de aviso, o dono do cartão contesta a compra junto a instituição financeira e pede o estorno, pois não sabe que algum conhecido usou seu cartão.

Autofraude – nessa fraude, o próprio titular do cartão realiza a compra online e contesta alegando que não fez, mesmo após ter recebido o produto.

Percebe-se que a fraude pode ocorrer tanto por terceiros que atuam de forma ardilosa, quanto por alguém que age de má fé. Porém, as empresas especializadas em sistemas de pagamento e de soluções antifraude estão sempre se atualizando e entendendo o comportamento dos fraudadores para minimizar os riscos do cliente e do lojista.

Os dados da fraude

As fraudes não acontecem na mesma proporção mês e mês e nem tem exatamente o mesmo comportamento ano a ano. Assim como, o mês de maior vendas não, necessariamente é o mês que tem mais tentativas de fraudes. Ela também varia conforme a região e a categoria de produto vendido.

Em relação as transações feitas no e-commerce, no ano de 2020, o mês mais representativo foi o de novembro, com 10,73% das vendas e dezembro, com 10,35%. Contudo, o mês que teve mais fraudes em 2020 foi janeiro, com 10,89%, e em seguida maio com 9,72% e fevereiro, com 9,71% (Konduto, 2022).

Já no ano de 2021, as maiores vendas no e-commerce se concentraram em novembro (11,75%), outubro (10,56%) e dezembro (10,52%). E as fraudes aconteceram mais em novembro (11,77%), outubro (11,34%) e agosto (10,10%) (Konduto, 2022).

Os horários que mais acontecem as fraudes no e-commerce

Muitos acreditam que as fraudes são feitas na madrugada! Entretanto, não é isso que acontece. Comparando com o número de transações (8,24%), as tentativas de fraude são mais altas na madrugada (das 0h às 5h59), porém elas são mais baixas que os outros horários, representam 13,09% das tentativas.

Os piores horários são das 12h às 17h59, com 35,95% de tentativas de fraude, e das 18h às 23h59 com 35,18% (representam 71,13% de todas tentativas). Essas duas faixas de horários também são os que mais tem vendas (cerca de 70,61%). Percebe-se que o fraudador tenta seguir o comportamento de compra dos consumidores.

Horários das tentativas de fraude e transações
Fonte: Konduto, 2022

Esse mesmo comportamento similar ao da compra se percebe nos dias da semana. Nos finais de semana tende-se vender menos no e-commerce, assim como as tentativas de fraudes são menores.

Dias das semanas das tentativas de fraude e transações
Fonte: Konduto, 2022

Ticket médio das fraudes no e-commerce

Diferente do comportamento de compra do cliente, as fraudes tendem a ter um ticket médio bem mais alto. Os fraudadores chegam a gastar 2,8 vezes mais.

Ticket médio vendas e fraudes
Fonte: Konduto, 2022

Por isso, quando seu e-commerce tiver uma venda fora do padrão, com o ticket médio muito elevado, é preciso ter atenção!

Queda nas tentativas de fraude no e-commerce

Embora o número de tentativas de fraude tenham aumentado 66% em 2021, pelo relatório da Konduto, a sua representatividade nas vendas do e-commerce caiu. O que é um ótimo sinal!

A taxa de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro sempre foi entre 2% a 4%. Em 2021 ficou em 0,94% dos pedidos e 1,34% do valor.

Em pedidos
Fonte: Konduto, 2022

Isso ocorreu pois houve um aumento expressivo nas compras online com a pandemia e um aumento no processamento das vendas por sistemas antifraudes. Há uma melhora no combate à fraude.

Contudo, para a Clearsale, a porcentagem de tentativas de fraude em 2021 ficou em 1,9%. Valor acima de 2020, que estava em 1,3%. Para eles, as tentativas de fraude cresceram de forma proporcional ao volume de pedidos nos meios digitais. Houve 61% de aumento no valor das tentativas de fraude, 74% na quantidade de tentativas, 58% no valor dos pedidos e 20% nas quantidades de pedidos.

Uma tendência que se viu nos últimos anos é o aumento das tentativas de fraudes por compras feitas pelo celular. Em 2020, 62,04% dos golpes eram pelo celular. Em 2021, foram 70,61%. É um aumento muito expressivo, principalmente se considerarmos que em 2017, 85,76% das tentativas de fraude eram pelo computador.

E qual o segmento tem mais fraude no e-commerce?

Conforme comentado anteriormente, as tentativas de fraude diferem de acordo com a categoria, setor. Em 2021 o segmento de viagens representou 13,74% das transações e 27,52% das fraudes. Já alimentos e bebidas, 24,62% das transações e 18,86% das fraudes.

Fonte: Konduto, 2022

O segmento com o maior volume de transações em 2021 foi o de outros varejos, que contempla marketplaces, utilidades, acessórios e produtos usados, com 28,69%. No entanto, a quantidade de fraudes ficou em 9,42%. Contudo, tecnologia, que tem 0,36% das transações, teve 7,84% de quantidade de fraudes.

Pelo relatório da Clearsale, as categorias mais fraudadas no e-commerce foram: Celular (5,61%), Eletrônicos (5,11%), Automotivo (3,13%), Informática (2,83%), Acessórios (2,72%), Esportes (2,59%), Eletrodomésticos (2,42%), Beleza (2,34%), Maquiagem (1,83%), Eletroportáteis (1,60%).

Top 3 categorias mais fraudadas
Fonte: Clearsale, 2022

Por isso, é importante ter atenção no segmento de atuação do seu e-commerce, pois dependendo de qual for, terá muito mais investidas de fraude que outros.

E a região?

As vendas no e-commerce diferem por cidades e regiões. A região sudeste é a que mais tem participação em vendas e, também, mas tentativas de fraudes. Porém, alguns estados tem participação de tentativas de fraudes mais altas que o seu percentual de vendas.

Um exemplo é o Rio de Janeiro que representou 10,53% em transações no ano de 2021 e 14,13% em tentativas de fraudes. Mas comparando com 2020, o Rio de Janeiro teve um queda expressiva nas tentativas de fraude, que eram de 24,90% (para 11,59% de vendas no mesmo período)

Existe também o inverso. Estados que tem participação de vendas mais altas que da tentativas de fraudes. O Paraná, em 2021, teve 6,09% de transações e 3,79% de tentativas de fraudes.

Fonte: Konduto, 2022

Considerando 100% das análises, feitas pela Clerasale, nos endereços de entrega, a região com o maior índice de tentativas de fraude sobre a quantidade total de transações é o Norte. Já a com menor índice é o Sul. Em números absolutos a região Sudeste é a que tem o maior número de fraudes pois concentra a maioria dos pedidos no país.

Mapa das tentativas de fraude por região
Fonte: Clearsale, 2022

Portanto, se você tem uma loja de e-commerce, monitore e fique atento as suas vendas. E, se pretende abrir uma loja virtual, planeje bem para evitar surpresas. Não caia na cilada de uma venda fraudada! Ela traz grandes prejuízos para o seu negócio.

Lembre-se que os fraudadores tentam imitar o comportamento dos clientes, porém com um ticket médio normalmente mais alto. E, para melhor segurança da sua empresa, tenha sempre algum meio de pagamento com garantia de antifraude.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.