A era digital tem tido um grande impacto nos consumidores. O relacionamento entre empresas e clientes está mais complexo, principalmente com os consumidores jovens que ouvem rádio, veem tevê e navegam na internet com o som ligado, mudam de opinião com frequência e querem fazer tudo ao mesmo tempo. Hoje, eles estão mais exigentes e decidem sobre como, quando e o que querem ver ou consumir. E como aparecer em um mercado tão diverso, cheio de opções e com informações que aumentam o poder de escolha dos consumidores e dividem cada vez mais o público? É necessário utilizar as novas formas de comunicação digital para estar no mercado.
O Consumidor na Era Digital
Segundo pesquisa Novos Consumidores (Núcleo Jovem de Editora Abril – Y-Trends – Tendência, Comportamento e Consumo Jovem), o jovem não quer mais perder tempo procurando as coisas que ele deseja consumir. Ele necessita de referências que pré-selecionam as melhores opções. Pesquisam em sites da Internet que recomendam os tops de algum produto ou serviço. Trocam informações e interesses principalmente via e-mail ou links encontrados na web. Mas não é somente no mundo jovem que isto acontece. Isso vale para os diferentes segmentos de público e afeta diretamente a relação dos consumidores com produtos e serviços. Por isto, é muito importante as marcas e empresas estarem presente na web.
A Internet é uma das principais fontes de informações sobre produtos e empresas. Com ela, é possível estar no ar 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Traz um leque de opções para o consumidor e este pode mudar de um site para outro de forma rápida e simplificada. Ela o ajuda a não ter medo da experimentação, permite buscas e pesquisas de coisas que antes não tinha acesso.
A principal característica do consumidor desta era é o seu nível de informação. Hoje eles têm opções e informações sobre os produtos e serviços que desejam antes mesmos de comprar, conhecem seus benefícios e funcionalidades e interagem trocando experiências sobre os mesmos. A era digital tornou a compra e a venda mais automatizada e conveniente para o cliente.
No Brasil, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, existem 35 milhões de internautas que pesquisam e comparam preços nos sites de busca. A Internet é uma eficiente ferramenta de comunicação que permite uma maior interação da empresa com o consumidor. O cliente pode conversar com empresas digitais regular e facilmente montar um carro ou comprar produtos diversos. Além disto, deixa diversas informações sobre o seu perfil que as empresas podem utilizar em ações posteriores com o auxílio da estratégia de CRM.
Para entender melhor o comportamento deste consumidor é importante ter ferramentas que possibilitem coletar estas informações e armazená-las em um banco de dados. Através destas ferramentas, deve ser feita análise desses bancos e desenvolver estratégias para acompanhar essa mudança de comportamento e direcionar as ações focando no consumidor.
Embora ainda seja pequeno o número de usuários de internet no país, o brasileiro é o povo que passa mais tempo navegando na internet. Segundo a TIC Domicílios 2005, pesquisa do uso da tecnologia da informação e da comunicação, somente 21,43% dos domicílios do país tem internet.
A renda familiar dos internautas é alta, 56,76% têm renda superior a R$ 1.801,00 e a publicidade no meio on-line cresce em media 20% ao ano. É um meio com grande potencial de crescimento e uma empresa que não ocupar este espaço em pouco tempo estará fora do mercado.
O consumidor na era digital é mais bem informado, possui mais opções de escolha e está mudando seus hábitos de compra. Ele quer conveniência, com um preço cada vez menor e com maior agilidade. Quer mais atrativos, mais estímulos, funcionalidade e versatilidade. É um mercado interativo.
É necessário se adaptar a este meio e ao que os consumidores desejam oferecendo novidades, com constante atualização, bom design e com entretenimento para conseguir atraí-los. É fundamental trabalhar com as ferramentas digitais, como publicidade on-line, mensagens por celular e marketing viral. Deve-se administrar o relacionamento no ambiente digital. Esta nova era abre oportunidades de negócios para as empresas focadas no cliente, que estão dispostas a rever sua forma de atuação no mercado.