A Automação de Marketing otimiza as ações de marketing digital e pode gerar oportunidades para as empresas. Com o mercado cada vez mais fragmentado e com a maior dificuldade de chamar a atenção do consumidor e conquistá-lo, a automação permite entender a interação do seu público e personalizar os contatos nos diferentes canais.
Na automação de marketing, através da análise dos dados do comportamento do seu público, você programa ações para promover seu produto ou marca. Sabendo os interesses do seu consumidor, nas diferentes etapas da jornada de compra, você identifica melhor as oportunidades. Dessa forma, gasta menos tempo e dinheiro para obter resultados de vendas.
Identificando oportunidades com a Automação de Marketing
A ferramenta de automação de marketing possibilita que as ações de marketing sejam simples e automáticas. Com ela sua empresa pode acompanhar as visitas na sua página, compreender o interesse do lead, identificar seu estágio de compra e fazer a nutrição de leads. Também é possível fazer gestão de contatos, criar campanhas de marketing, programas de e-mail marketing, monitorar Mídias Sociais, Landing Pages e acompanhar o funil de vendas.
As oportunidades na automação de marketing devem ser analisadas e criadas para cada estágio. Pois nem todos os clientes estão prontos para efetuar a compra. Portanto, gerencie e tire o máximo de potencial da sua presença digital.
Os estágios do funil de compra
Em todo o processo de compra existem estágios nos quais os compradores passam. Esses estágios não são estanques e lineares, principalmente com as tecnologias móveis digitais, mas normalmente seguem uma sequência, começando no topo de um funil.
O funil começa com a etapa de aprendizagem e descoberta na qual o consumidos ainda não sabe ao certo o que precisa. Depois passa para o reconhecimento do problema, na qual o consumidor inicia a busca por soluções. Então vai para a etapa de consideração, na qual avaliam as soluções existentes para o seu problema. Para depois chegar na etapa de decisão de compra.
Alguns consideram estágios distintos, como a consciência do cliente pela sua necessidade, o interesse, a consideração, a compra e, por fim, a fidelização ou o que chamamos de defensores da marca (advocacy). Mesmo com algumas distinções, os estágios seguem a mesma lógica.
Para atender a esses estágios e identificar oportunidades em cada um deles é preciso criar conteúdos de acordo com cada etapa. É preciso atrair o consumidor. Passar credibilidade da sua marca para convencê-lo a ser um lead e querer o seu produto. Esse consumidores potenciais precisam ser nutridos a ponto de se sentirem engajados e decidirem comprar. Com a venda, ele passa a ser um cliente e precisa de uma conexão pós-venda com a marca (empresa, produto) para se tornar fiel.
Com o conteúdo adequado em cada etapa, o consumidor vai se movimentando nesse funil, passando de leads, para clientes. Quanto mais bem trabalhada as ações de marketing, através do conhecimento do comportamento do usuário nesses estágios, mais oportunidades de conversão.
Mais oportunidades de vendas com a automação de marketing
As oportunidades geradas pela automação de marketing devem ser trabalhadas com fluxos definidos, listas dinâmicas, segmentação por cliques. Nem todos os consumidores estão prontos para comprar, portanto, é necessário entender o seu momento e nutrir o lead adequadamente.
Para gerar mais oportunidades, pode-se abordar o lead de acordo com seu interesse, através de uma lista de segmentação com critérios definidos. Gerar o lead score, atribuindo pontuações com base em seu engajamento ou em outros dados como o de acessos ao site.
Fazer o acompanhamento dos leads com maior potencial para identificar quando estão mais propensos a efetivar a compra. Gerar maior interação com os leads que demonstram interesse em seus produtos/serviços. Porém, não esquecer daqueles que não converteram, mas fizeram alguma ação, como abrir um e-mail. E tenha velocidade para atender aos leads que demonstraram muito interesse em seu produto ou serviço e parecem estar pronto para fechar negócio.
No fluxo de automação de marketing, use a integração com sistema de CRM para melhorar a gestão do relacionamento dos leads como oportunidade. Automatizando os relacionamentos, identificando os estágios dos leads, segmentado-os por clientes, leads qualificados e oportunidades de negócio dentro de toda a base, é possível conseguir fechar mais negócios.
Benefícios da Automação de Marketing
Um dos benefícios possíveis com a automação de marketing é conseguir um aumento na receita. Isso porque com as campanhas de automação é possível segmentar os leads e direcioná-los a caminhos mais efetivos. A automação possibilita atrair mais o consumidor e oferece uma menor objeção à compra.
Também é possível ter uma mais agilidade nas etapas do funil e maior eficiência no relacionamento com os leads. Com isso, o ticket médio de venda e/ou a constância nas compras do cliente podem ser maiores.
Outro benefício da automação de marketing, além da possibilidade de encontrar mais facilmente oportunidades, é a otimização da equipe de marketing. Através de cenários bem definidos dos estágios de compras é possível criar caminhos automatizados para cada etapa. Dessa forma a equipe do marketing gasta mais tempo nas estratégias e em conseguir novos negócios e menos em processos manuais.
Portanto, use a Automação de Marketing para otimizar suas ações de marketing digital, gerar melhores oportunidades, gastar menos e ter melhores resultados.