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CRM, o que é isto?

Customer Relationship Management significa gerenciar o relacionamento com seu cliente. Hoje em dia a maioria das grandes empresas já está trabalhando com CRM, ou parte dele. Em um futuro próximo, quem não utilizar esta estratégia de gerenciamento não irá sobreviver no mercado.
Mas afinal, o que é CRM?
Segundo o Gartner Group, “CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa.”
E por que antecipar e entender as necessidades dos clientes? Para poder construir soluções individuais, conhecer o que, como, onde e por que fazer algo para o seu cliente. Saber os seus hábitos é fundamental para conquistar a sua lealdade e satisfazer as suas reais necessidades de consumo.
Desta forma, pode-se implementar a filosofia de 1 to 1, o conceito de segmentação, a personalização da oferta de serviços e produtos. Com o CRM é possível identificar e manter os clientes de maior valor, identificar e desenvolver os de maior potencial e identificar e analisar aqueles que dão prejuízo à empresa e  trabalhar as diferenças existentes em cada tipo de cliente. Além disto, é possível atuar na prospecção de clientes.
Estratificando os clientes – Peppers&Rogers Group (2004)
Estratégia com tecnologia
Embora o CRM seja uma filosofia de trabalho, a tecnologia é fundamental para a sua implementação. Através dela é possível capturar os dados do cliente, consolidá-los, analisá-los e partilhar  as informações por todos os pontos de contato da empresa com o cliente. Desta forma, ele passa a ser visto por todos os departamentos da empresa da mesma maneira. Quando algum cliente liga, através de um sistema, você pode saber a última vez que ligou, porque ligou, quais produtos comprou, entre outras informações que irão fazê-lo sentir-se importante. Também é possível fazer campanhas de marketing e promoções direcionadas de acordo com os seus gostos e gastos.
O CRM integra o histórico de contatos com cada cliente com toda a informação disponível na área comercial e administrativa. Permite a empresa melhorar a qualidade de seus processos operacionais,  vendas e atendimento, melhorar a gestão das campanhas de marketing  e, consequentemente, aumentar os seus resultados e  a satisfação do seu cliente.   Surge como diferencial competitivo, suportado pela TI.
   

Aline Autran de Morais

Mais de 25 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS. Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial.