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A importância da marca

Ações mal planejadas podem levar ao sucesso ou ao fracasso de uma marca. É preciso ter bem definido o que se deseja, qual público se quer atingir, qual o posicionamento da empresa e fortalecer a marca dentro deste foco. Um direcionamento claro é essencial. É importante trabalhá-la bem em todos os meios, inclusive na Internet.

A marca deve identificar os bens ou serviços de uma empresa e diferenciá-los da concorrência. Segundo Philip Kotler, o essencial é conseguir criar, manter, proteger e melhorar uma marca, fazendo com que ela identifique a empresa e que agregue valor aos seus produtos e serviços. Ela pode significar a garantia de qualidade. Traz à mente atributos como prestígio, benefícios funcionais e emocionais, valores como segurança, personalidade e estilo de cliente. Por isto, ela não pode ser tratada apenas como um nome.
Os significados mais permanentes de uma marca são os seus valores, cultura e personalidade. É fundamental se estabelecer associações positivas em relação a ela. Um grande desafio é utilizar a interatividade da Internet para construir e gerenciar a marca. A web não permite a conscientização da marca em massa, mas sim de um para um. Por isto, neste meio, para ter visibilidade de marca e retorno positivo é preciso utilizar o marketing direcionado.  Uma marca pode crescer e manter fidelidade do cliente na web, desde que se ofereça aos consumidores experiência ou serviços on line.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora UniRitter e ESPM Sul.