Skip to main content

Distribuição, automação e capilaridade: a hora do B2B no ecommerce

Por João Nogueira*

Comprar pela internet já é uma realidade para o consumidor brasileiro. A última edição do WebShoppers aponta que, até o 1º semestre de 2013, o número de pessoas que efetuaram ao menos um pedido via Internet ultrapassou os 46 milhões. O varejo online está amadurecendo e adaptando-se à tendências como o mobile commerce e estratégias multicanal. Em compensação, o gigantesco mercado Business to Business (B2B) ainda não aproveita todo o potencial que o meio digital oferece.

Seja pela complexidade de lidar com milhões de consumidores, ou pela variedade de públicos-alvo, o ecommerce Business to Consumer (B2C) está num nível estrutural mais avançado que as relações no B2B, pois a interação se dá em número muito maior de clientes finais, tornando mais complexo o modo de lidar com os diferentes tipos de público.
No entanto, há um crescimento acentuado dos pequenos varejistas digitais, que em 2012 já dominavam ¼ do mercado, o que também gera uma demanda por políticas de comunicação mais eficientes e inovadoras. Gradativamente, a indústria e os distribuidores, que antes viam o ecommerce como canal de menor importância, passam a utilizá-lo como alternativa na busca por seus potenciais clientes e novas frentes de negócio.

Um bom exemplo é o Ponto Frio Atacado, que aposta no atual cenário do mercado, e lançará em breve a sua plataforma de ecommerce direcionada ao pequeno e médio varejo. A startup New People, do seguimento de moda, é outra que investiu no B2B e passou a disponibilizar um ambiente exclusivo para parceiros de lojas físicas e virtuais, que realizam reposições de estoque diretamente pelo site. O resultado é uma administração mais dinâmica e eficiente da cadeia de suprimentos dos clientes.

O mercado B2B no ecommerce passa por um semelhante processo de adaptação que o varejo físico passou anos atrás. Os uso dos canais digitais figura novamente como um caminho providencial para maximizar a capilaridade e distribuição de produtos, redefinindo as relações de consumo.

Com colaboração de Hugo Belfort

Fonte: http://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/2014/02/18/distribuicao-automacao-e-capilaridade-hora-b2b-ecommerce/

* Gerente de Marketing na Sieve. Formado em Publicidade pela UFRJ e Universidad de León (Espanha), passou por Globo.com e L’Oréal Brasil. MBA em Gestão Empresarial na FGV. Fundador o Laboratório de Empreendedorismo Digital da Escola de Comunicação da UFRJ.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.