Skip to main content

Comércio eletrônico deve crescer 30% no Dia dos Namorados

Por Aline Autran de Morais*

O faturamento das lojas virtuais no período pode chegar a R$ 295 milhões. As compras pela internet no País crescem a passos largos, e isso não é mais novidade para ninguém. Segundo levantamento da e-bit, só no primeiro trimestre de 2008, de janeiro a março, o comércio eletrônico obteve um faturamento de R$ 1,84 milhão, o que significou um crescimento de 49% nas vendas em relação ao ano passado.

 Só que o avanço do e-commerce nacional não pára por aí. Uma vez terminadas as campanhas e vendas de maio focadas principalmente no Dia das Mães, as lojas tanto virtuais como tradicionais começam a se preparar para conquistar os apaixonados. De acordo com o acompanhamento anual do varejo, o Dia dos Namorados não é a data mais aquecida, porém, há uma movimentação importante nas vendas para garantir o faturamento no mês de junho. O período de vendas para o Dia dos Namorados (de 29/05/08 a 12/06/08) deve garantir ao comércio eletrônico nacional um faturamento próximo aos R$ 295 milhões. Isto significa um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o faturamento foi de R$ 227 milhões.

 Em relação ao valor médio das compras, é esperado que os casais gastem com presentes cerca de R$ 320, um aumento de aproximadamente 12% em relação ao tíquete médio atingido em 2007, quando gastaram R$ 287. Em relação aos produtos mais vendidos, a disputa pelo ranking promete ser acirrada em 2008. A categoria “Livros” ficou em primeiro lugar no ano passado, com 15% de participação. No entanto, o que surpreendeu foram as categorias “Informática”, que ficou em segundo lugar, com 12% de participação, e “Eletrônicos” em terceiro lugar, com 9%, tirando dos primeiros lugares do ranking a categoria de “Títulos de DVD e Vídeo”, que costumava ser a preferida em datas comemorativas. “Isso se explica porque a escolha por produtos de maior valor agregado como Eletrônicos, Informática e Telefonia Celular, tem aumentado significativamente em detrimento da antiga preferência, elevando o valor do tíquete médio”, explica Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.

Produtos mais Vendidos no Dia dos Namorados pela internet em 2007 (em volume de pedidos):
  • Livros 15%
  • Informática 12%
  • Eletrônicos 9%
  • Telefonia Celular 9%
  • Títulos de DVD e VHS 6%
  • Eletrodomésticos 5%

Fonte: e-bit Informação ( www.ebitempresa.com.br )

*Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.