Skip to main content

Marketing Digital, a Comunicação na Internet

A internet como mídia vem crescendo muito nos últimos anos. É chamada de marketing digital, isto é, usa o marketing em plataformas digitais com elementos como banners de anúncios, reconhecimento de marca e anúncios.

A publicidade está tendo que se adaptar a este novo mercado e as agências e anunciantes investem cada vez mais nesta mídia interativa para divulgar seus produtos e aumentar as vendas. Os anúncios crescem mais de 20% ao ano. Com o marketing digital é possível fazer propaganda por e-mail, banners, links, anúncios em sites de buscas, redes sociais e patrocínios em newsletters. O valor gasto com esta mídia no ano de 2006 representou pouco no total investido em publicidade. Somente 2% foi destinado para internet, contudo, é um meio que traz ótimos resultados.

A publicidade na web é atrativa, interativa e mais direcionada, focando o público desejado e por isto é muito eficiente.  Através dela o anunciante pode saber quantas vezes o cliente clicou na sua propaganda e obter informações sobre o seu perfil.

O Brasil possui mais de 35 milhões de internautas que pesquisam e comparam preços nos sites de busca, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, e é o povo que mais passa tempo navegando. Estes são alguns dos motivos que possibilitam o avanço da comunicação na internet.

Pesquisas com os maiores anunciantes e as principais agências do mundo mostraram que 85% deles pretendem aumentar os investimentos em publicidade na rede. Grandes empresas como Pepsi, Coca-cola, Fiat, Itaú, Motorola já utilizam a internet em suas campanhas publicitárias e consideram um meio essencial.

As pequenas empresas também estão começando a buscar a internet para divulgar seus produtos e serviços, pois descobriram o seu excelente custo-benefício. Embora esteja crescendo, o Brasil ainda investe pouco na publicidade neste meio de comunicação se comparado com outros países como os EUA, principalmente devido ao tempo que passamos on line. Entretanto estamos começando a descobrir a força da propaganda na internet e aqueles que souberem utilizá-la e aproveitar o seu potencial terão retorno garantido.

Aline Autran de Morais

Mestre em Administração com linhas de pesquisa em Omnichannel; Inovação em Marketing para o varejo; Marketing Digital; Gestão de Fornecedores. Especialização em Marketing, MBA em Gestão de Varejo e Gestão Empresarial. Mais de 20 anos de experiência em varejo de moda, tendo atuado como Gerente de Produto e Gerente de Gestão de Fornecedores na Lojas Renner, Gerente de Supply e Operações na Uatt?. Sócia-proprietária da Ideiamais. Professora na ESPM Porto Alegre e PUCRS.